“Dançar o nome com o braço na palavra berço”: A relação vida e obra poética de Edimilson de Almeida Pereira
Keywords:
Poesia Brasileira, Afro-Brasileiros, Edimilson de Almeida Pereira,Abstract
O artigo tem o objetivo de refletir sobre a relação vida e obra poética de Edimilson de Almeida Pereira, poeta nascido em Juiz de Fora, MG, em 1963. O autor costuma enfatizar a existência de traços biográficos na sua produção poética, analisando este aspecto em entrevistas e depoimentos concedidos a vários estudiosos da sua obra. Nesses textos, menciona, por exemplo, o papel que a experiência de crescer em ambiente financeiramente carente desempenhou na economia vocabular da sua poesia e na maneira de ver o mundo.
Downloads
References
AGUSTONI, Prisca e PEREIRA, Edimilson de Almeida Pereira. Traduzioni/ Traduções. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1999.
AGUSTONI, Prisca. “Encontro Marcado: Entrevista com Edimilson de Almeida Pereira”. Entrevista efetuada no 6º Salão do Livro de Minas Gerais & Encontro de Literatura. Belo Horizonte, 19 ago. 2006.
AGUSTONI, Prisca. “Os sete selados na poética de Edimilson de Almeida Pereira”. In: FARIA, Alexandre (org.). Poesia e vida: anos 70. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2007.
AGUSTONI, Prisca. “O Atlântico em movimento: travessia, trânsito e transferência de signos entre África e Brasil na poesia contemporânea em língua portuguesa”. Tese de doutourado. Belo Horizonte: Ponifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Departamento de Letras, fevereiro de 2007.
AGUSTONI, Prisca. “Escavações na língua e na cultura”. Palara. Publication of the Afro-Latin/American Research Association. West Lafayette (USA): Purdue University, n. 12, p. 16-28, 2008.
AMARO, Austen. Juiz de Fora. Juiz de Fora: Funalfa Edições, 2004.
ÁVILAS, Carlos. “Um modernista esquecido. Edição redescobre o poema longo ‘Juiz de Fora’, publicado em 1926 por Austen Amaro”. . Acesso em: 18 jun. 2008.
BANDEIRA, Manuel. Poesia e prosa. Vol. 1. Rio de Janeiro: Editora José Aguilar, 1958.
BARBEITOS, Arlindo. Angola, Angolê, Angolema. Lisboa: Sá da Costa Editora, 1976.
BARBOSA, Maria José Somerlate. “Edimilson de Almeida Pereira: ‘Com modos e truques de ouvir’”. Brasil-Brazil – Revista de Literatura Basileira / A Journal of Brazilian Literature. Providence: Brown University / Porto Alegre: Mercado Aberto, n. 19, 1998.
BARBOSA, Maria José Somerlate. Recitação da passagem: a obra poética de Edimilson de Almeida Pereira. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009.
ALEIXO, Ricardo. “Prefácio”. In: PEREIRA, Casa da palavra: obra poética 3.
Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
CAMARGO, Oswaldo de. “Movimentos, livros e autores que influenciaram a formação dos poetas”; “Por que poesia negra?”. In: “Negras palavras: encontro de gerações” (evento). Negras palavras, n. 2, 2008.
CHAVES, Rita. “As coisas arcas”. In: PEREIRA, Edimilson de Almeida. As coisas arcas: obra poética 4. Juiz de Fora: Funalfa Edições, 2003.
CLIFFORD, Greg. The legendary Kweku Ananse stories. Vol. 1-4. MamprobiAccra, Ghana: Golden Wings, 1995.
CRUZ, Adélcio de Souza. “Afro-brasilidade urbana: poética da diáspora em performance”. In: ALEXANDRE, Marcos Antônio. Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
CULLER, Jonathan. “Beyond interpretation”. In: HAZARD, Adams & SEARLE, Leroy, (Ed.). Critical theory since 1965. Tallahassee: Florida University Press, 1986.
FONSECA, Maria Nazareth. “Autores afro-brasileiros contemporâneos”. In: SOUZA, Florentina; LIMA, Maria Nazareth (Org.). Literatura afro-brasileira. Salvador: Centro de Estudos Afro-orientais; Brasília: Fudanção Palmares, 2006.
FREITAS, Iacyr Anderson. “Oralidade, iniciação e metalinguagem ou ‘o ovo de outras coisas’”. In: PEREIRA, Edimilson de Almeida. O homem da orelha furada. Juiz de Fora: D’Lira, 1995.
GONZAGA, Chiquinha.“Ó Abre alas”. In: DINIZ, Edinha. Chiquinha Gonzaga: uma história de vida. 7.ª ed. Rio de Janeiro: Record/Rosa dos Tempos, 1999.
LUCAS, Fabio. “Prefácio”. In: PEREIRA, Edimilson de Almeida. Rebojo. Juiz de Fora: D’Lira, 1995.
LUIS, William. “Introducción a Signo cimarrón”. In: PEREIRA, Signo cimarrón. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2005.
MACHADO, Antônio de Alcântara. “ABRE-ALAS”. Revista de Antropofagia, ano 1, n. 1, maio de 1928, p. 1. Reimpresso In: SCHWARTZ, Jorge (Coord.). Caixa Modernista. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: EDUSP, 2003.
MARQUES, Fabrício. Dez conversas: diálogos com poetas contemporâneos. Edição bilíngue português / espanhol. Trad. Prisca Agustoni. Belo Horizonte: Gutenberg, 2004.
OLIVEIRA, Mônica Ribeiro de. Juiz de Fora: vivendo a história. Juiz de Fora: Núcleo de História Regional da UFJF, 1994.
OWOMOYELA, Oyekan. Yoruba triscker tales. Lincoln and London: University of Nebraska Press, 1997.
PADILHA, Laura Cavalcante. Novos pactos: outras ficções: ensaios sobre literaturas afro-brasileiras. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
PEREIRA, Edimilson de Almeida e FREITAS, Iacyr Anderson. Corpo imprevisto & Margem dos nomes e Pedra-Minas & Memorablia. Juiz de Fora: Edições D’Lira, 1989.
PEREIRA, Edimilson de Almeida e ALEIXO, Ricardo. A roda do mundo. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1996.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Águas de contendas. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, 1998.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Zeosório blues: obra poética 1. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2002.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Lugares ares: obra poética 2. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Casa da palavra: obra poética 3. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. As coisas arcas: obra poética 4. Juiz de Fora: Funalfa Edições, 2003.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Loas a Surundunga: subsídios sobre o Congado para estudantes de ensino médio e fundamental. Juiz de Fora: Franco Editora, 2005.
RISÉRIO, Antonio. “E a roda do mundo gira, camará”. In: PEREIRA, Edimilson de Almeida e ALEIXO, Ricardo de Brito. A roda do mundo. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1996.
RISÉRIO, Antonio. Oriki, orixá. São Paulo: Editora Perspectiva, 1996.
SANTOS, Milton. O país distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002.
SANGLARD, Jorge (Org.). Poesia em movimento: antologia. Juiz de Fora: EDUFJF, 2002.
WOOLF, Virginia. A room of one’s own. San Diego: Harbest/HBJ, 1991.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.






