Angst e sentimento (do) trágico na moderna poesia de Língua Portuguesa
Keywords:
Trágico, Angústia, Tédio, Banimento, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade.Abstract
O intuito do ensaio é o de definir o lugar do trágico na moderna lírica de língua portuguesa (embora o discurso crítico seja centrado apenas na produção de Fernando Pessoa e de Carlos Drummond de Andrade). Espaço que se apresenta, na verdade, sem fronteiras certas e habitado por uma razão “bastarda” que tenta pensar de forma radical conflitos que “não se podem, porém se devem pensar em conjunto”. O ponto de partida é a retomada da análise de Heidegger sobre a “angústia” e o “tédio” que dão por um lado, ao sujeito, acesso a um conhecimento dolorido da sua origem recalcada, entregando-o, por outro lado, a uma condição impessoal, a um “fora” em relação à identidade em que o Eu se encontra apenas no seu banimento e na sua exceção.
Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. L’aperto. L’uomo e l’animale. Torino: Bollati-Boringhieri, 2002.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Nova reunião. 19 livros de poesia. 2 ed. 2 vols. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985.
ARRIGUCCI JR. Davi. Coração partido. Uma análise da poesia reflexiva de Drummond. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
BODEI, Remo. Sul trágico. Milano: Feltrinelli, 1980.
CAMILO, Vagner. Drummond. Da Rosa do Povo à Rosa das trevas. São Paulo: Ateliê, 2001.
ESPOSITO, Roberto. Terza persona. Politica della vita e filosofia dell’impersonale. Torino: Einaudi, 2007.
FINAZZI-AGRÒ, Ettore. O álibi infinito. O projecto e a prática na poesia de Fernando Pessoa. Lisboa: IN-CM, 1987.
FINAZZI-AGRÒ, Ettore. Esta velha angústia. In: Século de ouro. Antologia crítica da poesia portuguesa do séc. XX. Org por Osvaldo Manuel Silvestre e Pedro Serra. Braga-Coimbra-Lisboa: Angelus Novus & Cotovia, 2002. p. 194-201.
GIRARD, René. Delle cose nascoste sin dalla fondazione del mondo.
Milano: Adelphi, 1983.
GIVONE, Sergio. Disincanto del mondo e pensiero tragico. Milano: Il Saggiatore, 1988.
GIVONE, Sergio. Saggio sul tragico (Versuch über das Tragische, 1961). Torino: Einaudi, 1996.
HEGEL, G.W.F. Fenomenologia dello spirito (Die Phänomenologie des Geistes, 1807). Firenze: La Nuova Italia, 1973.
HEIDEGGER, Martin. Essere e tempo (Sein und Zeit, 1927). Milano:
Longanesi, 1976.
HEIDEGGER, Martin. Concetti fondamentali della metafisica. Mondo
- Finitezza - Solitudine (Die grundbegriffe der metaphysik. Welt - Endlichkeit - Einsamkeit, 1983 [Gesamtausgabe, XXIX-XXX]). Genova: Il Melangolo, 1999.
JANKELEVITCH, Vladimir. L’aventure, l’ennui, le sérieux. Paris: Aubier Montaigne, 1963.
LOURENÇO, Eduardo. “Da literatura brasileira como rasura do trágico”. In: A nau de Ícaro seguido de imagem e miragem da lusofonia (1 ed. 1999). 4 ed. Lisboa: Gradiva, 2004, p. 193-201.
NANCY, Jean-Luc. L’essere abbandonato. Macerata: Quodlibet, 1995.
PESSOA, Fernando. Poemas de Álvaro de Campos. Org Cleonice Berardinelli. Lisboa: IN-CM, 1990.
RELLA, Franco. Miti e figure del moderno. Milano: Feltrinelli, 1993.
SANTIAGO, Silviano (Org). Carlos e Mário. Correspondência de Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade. Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi, 2002.
SANT’ANNA, Affonso Romano de. Drummond. O Gauche no tempo.
Rio de Janeiro: Lia/INL-MEC, 1972.
STEINER, George. The death of tragedy (1 ed.: 1961). New York: Oxford UP, 1980.
STEINER, George. Antigones. Oxford: Clarendon, 1984.
STEINER, George. Le Antigoni. Milano: Garzanti, 1990.
STEINER, George. Real presences. Chicago-London: Chicago UP-Faber and Faber, 1991.
WEIL, Simone. La pesanteur et la grâce. Paris: Plon, 1991.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.