Romeu não mora mais aqui (e nem Julieta). Amor de perdição, a morte e a questão do trágico moderno
Keywords:
Morte, Trágico, Tragédia, Romance, Burguês.Abstract
Por meio da análise de um clássico da literatura portuguesa, Amor de perdição (1861), de Camilo Castelo Branco, este artigo pretende questionar a função da morte como elemento estruturante da morfologia romanesca do trágico moderno.
Downloads
References
ARISTÓTELES. Poética. 3 ed, Bari: Editori Laterza, 2001
BARTHES, Roland. L’avventura semiologica. Torino: Einaudi, 1991.
BODEI, Remo. Pensare l’impensabile. In: CARMAGNOLA, Fulvio (Org). Tragico e modernità. Studi sulla teoria del tragico da Kleist ad Adorno. Milano: Franco Angeli, 1985, p. 1-5.
BUESCU, Maria Leonor Carvalhão. História da Literatura da colecção Sínteses da Cultura Portuguesa (Europália 91-Portugal). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1991.
CARMAGNOLA, Fulvio (Org). Tragico e modernità. Studi sulla teoria
del tragico da Kleist ad Adorno. Milano: Franco Angeli, 1985.
CASTRO, Aníbal Pinto de. Realidade e ficção na novela camiliana. In: REIS-PIRES. História crítica da Literatura Portuguesa. O Romantismo, vol 5, Lisboa: Editorial Verbo, 1993.
COELHO, Jacinto do Prado. Introdução ao estudo da novela camiliana. 2 ed., ref. e aum., 2 vols., Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda,1982-1983.
COURTEAU, Joanna. O Discurso sobre o Discurso em Amor de perdição. In: SANTOS João Camilo dos (Org). Camilo Castelo Branco no centenário da morte. Santa Barbara: Center for Portuguese Studies, University of California, 1995.
FOUCAULT, Michel. Le parole e le cose. Un’archeologia delle scienze
umane. Milano: Biblioteca Universale Rizzoli, 1998.
FRANZINI, Elio. Aspetti estetici ed etici della categoria filosofica del tragico. In: CARMAGNOLA, Fulvio (Org). Tragico e modernità. Studi sulla teoria del tragico da Kleist ad Adorno. Milano: Franco Angeli, 1985, p. 105-123.
FUSINI, Nadia. La passione dell’origine. Studi sul tragico shakespeariano e il romanzesco moderno. Bari: Dedalo, 1981.
GARRETT, João Baptista da Silva Almeida. Frei Luís de Sousa, apresentação crítica, fixação do texto e sugestões para análise literária de Maria João Brilhante, 2 ed, Lisboa: Editorial Comunicação, 1987.
GIRARD, René. Menzogna romantica e verità romanzesca. Le mediazioni del desiderio nella letteratura e nella vita. Milano: Bompiani, 1981.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Estetica. a cura di Nicolao Merker,
Torino: Einaudi, 1967.
JASPERS, Karl. Del tragico. Milano: SE, 2000.
LOURENÇO, Eduardo. Do trágico e da tragédia. In: LOURENÇO, Eduardo. O canto do signo. Lisboa: Editorial Presença, 1994, p. 28-32.
LOURENÇO, Eduardo. O Tempo de Camilo ou a Ficção no País das Lágrimas. In: SANTOS, João Camilo dos (Org). Camilo Castelo Branco no centenário da morte. Santa Barbara: Center for Portuguese Studies, University of California, 1995.
LOURENÇO, Eduardo. Portugal como Destino. In: LOURENÇO, Eduardo. Mitologia da saudade seguido de Portugal como destino. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 87-154.
LUKÁCS, György. Teoria del romanzo. A cura di G. Raciti. Milano: SE, 1999.
MORETTI, Franco. Segni e stili del moderno. Torino: Einaudi, 1987.
MORETTI, Franco. Il secolo serio. In: MORETTI, Franco (Org). Il romanzo. La cultura del romanzo. vol. I, Torino: Einaudi. 2001, p. 688-725.
QUADROS, António. Camilo Castelo Branco e a estrutura arquetípica da narrativa tradicional. In: Estudos universitários de Língua e Literatura. Homenagem ao Prof. Dr. Leodegário de Azevedo Filho, s.l., Tempo Brasileiro, 1993, p. 473-479.
REIS Carlos; PIRES M. Natividade. História crítica da Literatura Portuguesa. O Romantismo. vol 5, Lisboa: Editorial Verbo, 1993.
ROCHETA, Maria Isabel (Org). Apresentação crítica de Camilo Castelo Branco, Amor de perdição, Lisboa: Editorial Comunicação, 1983.
SANTOS, João Camilo dos (Org). Camilo Castelo Branco no centenário da morte. Santa Barbara: Center for Portuguese Studies, University of California, 1995.
SARAIVA António José; LOPES Óscar. História da Literatura Portuguesa, 15 ed. corrigida e actualizada, Porto: Porto Editora, 1989.
STEGAGNO PICCHIO, Luciana. Il Frei Luís de Sousa di Garrett: tentativo di interpretazione delle diverse interpretazioni. In: STEGAGNO PICCHIO, Luciana. Ricerche sul teatro portoghese, Roma: Edizioni dell’Ateneo, 1969, p. 291-310.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.