Processos interacionais discente/docente em espaço virtual de aprendizagem: análise com base na teoria da relevância
Keywords:
Teoria da relevância, Trocas comunicativas, Processos interacionais, Ensino a distância, Espaço virtual de aprendizagem.Abstract
O objetivo deste artigo é demonstrar a pertinência descritiva e explanatória da teoria da relevância para a análise empírica de interações comunicativas, destacando seus conceitos e suas ferramentas metodológicas. Para tanto, analisa-se em profundidade um exemplar de interação discente/docente no Espaço Virtual de Aprendizagem da Unisul. Nessa interação, como a estudante não conseguiu enviar o arquivo para a avaliação a distância 2, ela pergunta como fazê-lo. A análise aponta que a demanda da estudante foi atendida pela docente apenas em nível de implicatura, uma vez que as formas proposicionais de sua resposta fornecem justificativa para o problema, dilatam o prazo para a entrega do arquivo e sugerem que a estudante confira essas informações na ferramenta mural. Para obter a resposta relevante, a estudante precisa fornecer a premissa implicada de que o sistema está operacional e a conclusão implicada de que o arquivo deve ser enviado na ferramenta avaliação.
Downloads
References
BLAKEMORE, Diane. Understanding utterances: an introduction to
pragmatics. Oxford: Blackwell, 2003.
CORRÊA, Caroline. Análise de processos interacionais no espaço virtual de aprendizagem da Unisul: estudo de caso com a oferta 2008/1 da disciplina Didática I a partir da teoria da relevância. Tubarão, 2009.
FODOR, J. A. The modularity of mind. Cambridge, Mass: MIT Press,
RAUEN, Fábio José. Sobre relevância e irrelevâncias. In: COSTA, Jorge Campos da; RAUEN, Fábio José (Org.) Tópicos em teoria da relevância. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 26-56.
SILVEIRA, Jane Rita Caetano da, FELTES, Heloísa Pedroso de Moraes. Pragmática e cognição: a textualidade pela relevância. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.
SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Relevância: comunicação e cognição. Lisboa: Fundação Galouste Gulbenkian, 2001.
SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Relevance: communication and cognition. 2 ed. Oxford: Blackwell, 1995.
WILSON, Deirdre. Pragmatic theory. London: UCL Linguistics Dept,
Disponível em: <http://www.phon.ucl.ac.uk/home/nick/pragtheory/>. Acesso em: 15 mar 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.