Dois temas clássicos em Virgílio e no canto VI d’Os Lusíadas de Camões
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2013v17n33p13Keywords:
Tradição clássica, Os Lusíadas, Virgílio, Viagem subaquática, Concílio divino.Abstract
Neste artigo, intentamos demonstrar como se dá a incorporação de dois temas clássicos ao sexto canto d’Os Lusíadas, de Luís de Camões (1572). Isso ocorre, no canto mencionado, ao longo das estâncias 7-37, nas quais se desenvolve o assunto da viagem a um reino (divino) sob as águas e, depois, do concílio dos deuses (marinhos). Tais desenvolvimentos camonianos encontram possíveis “antecessores”, segundo intentaremos demonstrar, no quarto livro das Geórgicas de Virgílio – visita de Aristeu à ninfa Cirene (v. 317-418) – e no décimo canto (v. 1-117) da Eneida do mesmo poeta romano. Desse modo, a leitura cotejada de Camões e Virgílio nos passos citados oferece-nos meios concretos de divisarmos a “tradição clássica” em operação na obra desse autor renascentista português.
Downloads
References
ANDRÉ, Jean-Marie; HUS, Alain. L’histoire à Rome. Paris: Presses Universitaires de France, 1974.
ARISTÓTELES. Retórica das paixões. Tradução de Ísis B. B. da Fonseca. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BERARDINELLI, Cleonice. “Os Lusíadas”: a epopeia de uma época de contradições. In: APPEL, Myrna Bier; GOETTEMS, Míriam Barcellos. (Org.). As formas do épico. Porto Alegre: Editora Movimento, 1992, p. 116-128.
BLOOM. Harold. Genius: a mosaic of one hundred exemplary creative minds. New York: Warner Books, 2002.
BRANDÃO, Jacyntho Lins. Primórdios do épico: a Ilíada. In: APPEL, Myrna Bier; GOETTEMS, Míriam Bier. (Org.). As formas do épico. Porto Alegre: Editora Movimento, 1992, p. 40-55.
CAMÕES, Luís Vaz de. Os Lusíadas. São Paulo: Cultrix, 1991.
CARDOSO, Zélia de Almeida. A literatura latina. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
GRIMAL, Pierre. Dictionnaire de la mythologie grecque et romaine. Paris: Presses Universitaires de France, 1963.
GRIMAL, Pierre. La littérature latine. Paris: Fayard, 1994.
HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
HOMERO. Ilíada. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro/São Paulo: Ediouro, 2002.
HOMERO. Odisseia. Trad. Trajano Vieira. São Paulo: Editora 34, 2011.
HORACE. Satires, epistles and “Ars poetica”. With an English translation by H. S. Fairclough. London/ Cambridge, Mass.: Heinemann/ Harvard University Press, 1926.
HOWATSON, M. C. Dictionnaire de l’Antiquité. Trad. Jeannie Carlier et all. Paris: Robert Laffont, 1993.
KURMAN, G. Ecphrasis in epic poetry. Comparative literature, Eugene, vol. 26, n. 1, p. 1-13, winter 1974.
MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2005.
PEIXOTO, Afrânio. Ensaios camonianos. Rio de Janeiro/São Paulo/ Porto Alegre: W. M. Jackson, 1947.
PERNOT, Laurent. La rhétorique dans l’Antiquité. Paris: Le Livre de Poche, 2000.
PESSANHA, Nely Maria. Características básicas da epopeia clássica. In: APPEL, Myrna Bier; GOETTEMS, Míriam Barcellos. (Org.). As formas do épico. Porto Alegre: Editora Movimento, 1992, p. 30-39.
RAMALHO, Américo da Costa. A Ilha dos Amores e o Inferno virgiliano. In: RAMALHO, Américo da Costa. Estudos camonianos. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1980, p. 73-83.
VASCONCELLOS, Paulo Sérgio de. Efeitos intertextuais na “Eneida” de Virgílio. São Paulo: Humanitas/ Fapesp, 2001.
VIRGILE. Géorgiques. Texte traduit par E. de Saint-Denis, introduction, notes et postface de J. Pigeaud. Paris: Les Belles Lettres, 1998.
VIRGÍLIO. Geórgicas; Eneida. Tradução de António Feliciano de Castilho e Odorico Mendes. Rio de Janeiro: W. M. Jackson, 1949.
VIRGÍLIO. Eneida. Tradução de José Vitorino Barreto Feio e José Maria da Costa e Silva, edição organizada por Paulo Sérgio de Vasconcellos. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
VIRGÍLIO. Eneida brasileira. Tradução de Manuel Odorico Mendes. Campinas: UNICAMP/ Fapesp, 2008.
WILKINSON, Lancelot Patrick. The “Georgics” of Virgil: a critical survey. Norman: Oklahoma University Press, 1997.
WILLIAMS, Gordon. The blending of Greek and Roman. In: WILLIAMS, Gordon. Tradition and originality in Roman poetry. Oxford: Clarendon Press, 1985, p. 250-357.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.