Música, Linguística e cognição: uma leitura de Imberty e suas concepções sobre a teoria generativa da música tonal e a narratividade na música
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2017v21n41p109Keywords:
Linguagem, Música, Cognição, Teoria Gerativa da Música Tonal, Generatividade, Inatismo, Narrativa na música.Abstract
As pesquisas sobre a psicologia cognitiva da música têm se focado prioritariamente na música tonal e a escola cognitivista da década de 1980 buscou formular uma teoria do comportamento humano em termos de sistemas de competências (musicais). Neste artigo faremos uma leitura do artigo “Music, linguistics, and cognition”, de Imberty (2011), no qual este autor analisa a obra de Lerdahl e Jackendoff mostrando as possibilidades e limitações de sua teoria, a GTTM (Teoria Gerativa da Música Tonal). Além disso, ele destaca os aspectos da obra de Jonh Sloboda, que também analisa a GTTM, e discute seus conceitos e implicações. Lerdahl e Jackendoff foram influenciados pela obra de Chomsky, que traz as concepções de inatismo, a assim propõem uma abordagem generativa para o estudo cognitivo da música. Imberty mostra os questionamentos de Sloboda a respeito da teoria de Lerdahl e Jackendoff e traz à tona as limitações da corrente destes autores. Para explicitar as características da GTTM e a fim de exemplificar esta teoria, faremos também uma análise da canção “Garota de Ipanema”, ícone da música brasileira, de acordo com as categorias propostas pelos autores.
Downloads
References
AIELLO, Rita, SLOBODA, John A. Musical Perceptions. Oxford University
Press, 1994.
IMBERTY, Michel. Music, linguistcs and cognition. In: DELIEGÈ , Irenè &
DAVIDSON, Jane W. (Ed) Music and the Mind. Essays in honour of Jonh
Sloboda. Oxford, Unuversity of Oxford Press, 2011.
LERDAHL; JACKENDOFF. A Generative Theory of Tonal Music. Cambridge,
MA: MIT Press, 1983.
LÉVY-STRAUSS, C. L’Homme Nu. Paris: Plon, 1971.
MALLOCH, S. Mothers and Infants and Communicative Musicality. Musicæ
Scientiæ, Special Issue, 1999/2000.
MEYER, Leonard B. Expectation and learning. In Emotion and Meaning in
Music. London. The University of Chicago Press, 1956.
RAJÃO, Naíssa de Carvalho. Produção de sentido e emoção na canção passional da música popular brasileira. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2011.
TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo:
EDUSP, 2002.
TREVARTHEN, C. Musicality and the Intrinsic Motive Pulse: Evidence from
Human Psychobiology and Infant Communication. Musicæ Scientiæ, Special Issue, 1999/2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.