“Filosofia de botequim”: síncopa, samba, a vida e o pensamento popular de Ataulfo Alves
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n44p115Keywords:
Linguística, Literatura brasileiraAbstract
A vida pobre do sambista original foi motivo de farta reflexão nas letras dos sambas. Desde Noel Rosa instaurou-se uma nova poética para as letras da canção popular, em que o questionamento sobre as vicissitudes dessa vida passou a ser um dos principais objetivos do sambista. Essa era uma forma de a cultura negra resistir à desculturação e à implantação de uma ideologia de inferioridade racial, impostas pela elite dominante, basicamente branca e de tradição europeia. As letras dos sambas eram questionadoras, polissêmicas e sarcásticas, gerando o que se denomina “pensamento sincopado”, baseado no uso da síncopa e motivador de certa forma de reflexão, a que se dá o nome de “filosofia de botequim”. No pensamento popular, sincopado, de Ataulfo Alves, expresso por suas canções, o presente texto vai buscar a “filosofia de botequim” em questionamentos sobre a vida, a sorte, a morte e a felicidade e seus diálogos com a poesia.Downloads
References
AZEVEDO, Ricardo. Abençoado & danado do Samba: um estudo sobre o discurso popular. São Paulo: EDUSP, 2013.
BAKHTIN, Mikhail. Interação verbal. In: BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud; Yara Vieira. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006 (Cap. 6).
BAKHTIN, Mikhail. O discurso na poesia e o discurso no romance. In: BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Bernadini et al. 5. ed. São Paulo: Hicitec: Annablume, 2002 (part. 2, cap. II).
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. In: Os Pensadores vol. XLVIII. Trad.: José Lino Grünnewald. São Paulo: Abril, 1975.
BOSI, Alfredo. Sobre alguns modos de ler poesia: memórias e reflexões. In: BOSI, Alfredo (org.). Leitura de poesia. São Paulo: Ática, 2003.
BOURDIEU, Pierre. Espaço social e espaço simbólico. In Razões práticas: sobre a teoria da ação. Trad. Mariza Correa. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008.
CARVALHO, Luiz Fernando Medeiros de. Ismael Silva: samba e resistência. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Trad. Laura Taddei Brandini. 1. reimp. Belo Horizonte: UFMG, 2012.
FRANCESCHI, Humberto M. Samba de sambar do Estácio: de 1928 a 1931. 1. reimp. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2014.
HECHT, Jennifer Michael. O mito da felicidade: por que o que achamos que é certo é errado. São Paulo: Larousse, 2009.
JASPERS, Karl. Introdução à Filosofia. 3. ed. Trad. Leonidas Hegenberg; Octanny Silveira da Mota. São Paulo: Cultrix, 1976.
JUNG, Emma. Animus e anima. Trad.: Dante Pignatari. São Paulo: Cultrix, 2006. (7.ª reimp., 2013)
LOPES, Nei. Enciclopédia Brasileira da Diáspora africana. 4. ed. São Paulo: Selo Negro, 2011.
LUZ, Marco Aurélio. Cultura negra e ideologia do recalque. 3. ed. Rio de Janeiro: EDUFBA; Pallas, 2010.
MACEDO, José Agostinho. Obras de Horácio traduzidas em verso Portuguez. Tomo 1. Lisboa: Impressão Régia, 1806.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
NUNES, Renato. A filosofia e o filosofar. In PIOSEVAN, Américo et al (org.). Filosofia e ensino em debate. Ujuí: Unijuí, 2002.
PERRONE, Charles A. Letras e letras da Música Popular Brasileira. Trad. José Luiz Paulo Machado. Rio de Janeiro: Elo, 1988.
PROUST, Marcel. O tempo recuperado (vol. VII de Em busca do tempo perdido). Trad. Fernando Py. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.
ROMANELLI, Francisco Antonio. Rio de Janeiro: uma cidade dividida pelo samba. In BIANCHI, Leonor (Org.). Rio: 450 anos de histórias. Nova Friburgo: E-ditora, 2015.
ROMANELLI, Francisco Antonio. Roda de samba, roda da vida: filosofia de botequim em Noel, Paulinho e Chico. Varginha: Francisco Antonio Romanelli, 2015b.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. 13 reimp. São Paulo: Cia. das Letras, 2015.
SELDOM, John Rose. Works of Virgil translated into English Prose. v. I. 4.ed. London (Britain): Library of Princeton University, 1794.
SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. 2. ed. 2. Reimp. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.
VIANNA, Hermano. O mistério do samba. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
WILKINSON, L. P. The Georgics of Virgil: a critical survey. Cambridge (Britain): Cambridge University Press, 1978. Disponível em: <https://books.google.com.br>. Acesso em out. 2015.
WISNIK, José Miguel. Sem receita: ensaios e canções. São Paulo: Publifolha, 2004.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.