Interdisciplinaridade e conhecimento na sociedade em rede

Authors

  • Alzira Lobo de Arruda Campos Universidade de Santo Amaro, SP
  • Álvaro Cardoso Gomes Universidade de São Paulo; Universidade de Santo Amaro
  • Antônio Jackson de Sousa Brandão Universidade de Santo Amaro, SP

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n44p263

Keywords:

Palavras-chave, Interdisciplinaridade. Diálogo metódico. Conhecimento em rede.

Abstract

 

 

 

Resumo: A dúvida cartesiana como método de pesquisa é vista como um paradigma para o diálogo metódico na produção do conhecimento interdisciplinar ou para o pensar complexo, na sociedade em rede. A interdisciplinaridade, definida como uma das versões possíveis do método científico, é praticada há séculos por cientistas da mais variada natureza, embora compareça como novidade no mundo acadêmico. Interpretam-se tais dados à luz da lógica formal do conhecimento nas ciências sociais e nas humanidades, conferindo-se ênfase à teoria e à ciência dos modelos. 

 

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Author Biographies

Alzira Lobo de Arruda Campos, Universidade de Santo Amaro, SP

Doutora em História, Livre-Docente pela Unesp, Professora Titular do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Unisa.

Álvaro Cardoso Gomes, Universidade de São Paulo; Universidade de Santo Amaro

  1. Formação: Doutor e Livre-Docente em Letras pela Universidade de São Paulo, Prof. Titular
  2. Instituição de trabalho: Prof. Titular da Universidade de São Paulo e Coordenador do Mestrado Interdisciplinar da Universidade de Santo Amaro

Antônio Jackson de Sousa Brandão, Universidade de Santo Amaro, SP

Doutor em Letras pela USP; Professor titular do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UNISA

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Published

2018-06-15

How to Cite

LOBO DE ARRUDA CAMPOS, Alzira; CARDOSO GOMES, Álvaro; DE SOUSA BRANDÃO, Antônio Jackson. Interdisciplinaridade e conhecimento na sociedade em rede. Scripta, Belo Horizonte, v. 22, n. 44, p. 263–274, 2018. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2018v22n44p263. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/P.2358-3428.2018v22n44p263. Acesso em: 9 sep. 2025.

Issue

Section

Linguística & Interfaces

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