A representação literária da identidade na literatura moçambicana: Craveirinha

Autores/as

  • Gilberto Matusse Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique

Palabras clave:

Literatura moçambicana, Xigubo, José Craveirinha, Identidade literária nacional,

Resumen

O surgimento em condições de "semiose colonial" relega a Literatura Moçambicana escrita em língua portuguesa para um estatuto de manifestação cultural periférica, do qual surge uma necessidade de ruptura com a cultura metropolitana de referência e de afirmação de uma identidade própria. Não havendo em Moçambique uma tradição literária escrita que sirva de base para esta afirmação, é em modelos estrangeiros que a literatura moçambicana busca as estratégias textuais para, literariamente, construir os signos da identidade literária nacional. Nesse texto abordaremos a forma como modelos literários alienígenas são utilizados (assimilados, transformados, subvertidos) pelo escritor José Craveirinha como representações da moçambicanidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARTHES, Roland. L'effet de réel. In: BARTHES, Roland. Litérature et realité. Paris: Seuil, 1982.

CRAVEIRINHA, José. Xigubo. Lisboa: Ed. 70, 1980.

HEDGES, David. Educação missões e ideologia política da assimilação. 1930-60. Cadernos de História, n. 1, Maputo, Jun. 1985.

LEITE, Ana Mafalda. A poética de José Craveirinha. Lisboa: Vega, 1991.

MIGNOLO, Walter. Canon and corpus: an alternative view of comparative literary studies in colonial situations. Dedalus, n. 1, Dez. 1991.

Publicado

1997-03-21

Cómo citar

MATUSSE, Gilberto. A representação literária da identidade na literatura moçambicana: Craveirinha. Scripta, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 185–1985, 1997. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/10155. Acesso em: 10 sep. 2025.

Número

Sección

Dossiê: Literaturas africanas de língua portuguesa