Rosas cruzadas - a poesia de Almeida Garrett
Palabras clave:
Rosas cruzadas, Almeida Garrett,Resumen
Considerando a noção de simultaneidade como um exemplo de reconstrução sincrônica de códigos culturais e a memória do futuro como um efeito de recepção dos textos, este trabalho representa uma hipótese de interlocução textual entre os textos de Garrett e outros escritores. A metaforização da mulher-flor, de acordo com o paradigma romântico e a sua leitura dentro de uma perspectiva contemporânea, constituema base das reflexões deste ensaio. Nosso objetivo final é desenvolver o cruzamento entre as imagens de caráter sexual e as de caráter geográfico, e revelar nosso interesse atual: ouvir os textos desses escritores subidos num palco ou em qualquer outro espaço onde possam servistos em voz alta.Descargas
Citas
AGUIAR E SILVA, Vítor Manuel de. Camões: labirintos e fascínios. Lisboa: Cotovia, 1994. Amor e mundividência na lírica camoniana.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1967.
BESSA- LUÍS, Agustina. Garrett, o eremita do Chiado. Lisboa: Guimarães, 1998.
CARREIRO, José Bruno. Garrett: cartas de amor à Viscondessa da Luz. Lisboa: Empresa Nacional de Publicidade, [1 9--].
COELHO, Jacinto do Prado. Problemática da história literária. 2. ed. Lisboa: Ática, [ 19--]. p. 151-157: Garrett e os seus mitos.
COSTA, Maria Velho da. Prosa 117: da rosa fixa. Lisboa: Moraes, 1978.
FERREIRA, José Gomes. Folhas caídas. Lisboa: Portugália, 1955. Introdução.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna. São Paulo: Duas Cidades, 1978.
FRYE, Northrop. Words with power. San Diego: Harvest/HBJ, 1992. p. 210.
LOPES, Óscar, SARAIVA, António José. História da literatura portuguesa. 14. cd. Porto: Porto Editora, 1987.
MALLARMÉ, Stéphane. Oeuvres complétes. Paris: Gallimard, 1945. (Bibliotheque de la Pléiade).
MONTEIRO, Ofélia Paiva. Dicionário do romantismo literário português. Lisboa: Caminho, 1997.
NETO, João Cabral de Melo. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1994.
O LIVEIRA, Carlos de. Trabalho poético. Lisboa: Sá da Costa, [19-]. v. 2. Micropaisagem.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Flores da escrivaninha. São Paulo: Cia das Letras, 1990. p. 44-66: Balzac e as flores da escriva ninha.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice. São Paulo: Cortez. 1955. p. 135-157: Modernidade, identidade e a cultura de fronteira.
SÜSSEKJND, Flora. História e simultaneidade. Idéias. Jornal do Brasil, São Paulo, 19 dez. 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.