Ironia romântica e modernidade em Viagens na minha terra
Palabras clave:
Almeida Garrett, Viagens na minha terra, ironia romântica,Resumen
O ensaio pretende analisar a enunciação de Viagens na minha terra, com o objetivo de discutir a fragmentação do texto, as constantes digressões, as referências ao leitor e às leituras do narrador, a exibiçãodos artifícios de construção textual e de reescrita, bem como o jogo entre o tempo do discurso e o do tempo da história e a mistura de gêneros, elementos que indicam a ironia romântica com que se constrói esse texto inaugural da Modernidade nas literaturas de língua portuguesa.Descargas
Citas
ALVARENGA, Maria Elisa Parreira. Au délà de la sublimation. Paris: Université de Paris, 1991. p. 282-3 15: Le représentant de la rcprésentation. (Thèse de Doctorat Nouvcau Régime)
ALVES, Maria Theresa Abelha. O rouxinol e a rosa entre as coitas e ledices do amor-paixão. In: DUARTE, L. P. (Org). Para sempre em mim: homenagem à Prof'Ângela Vaz Leão. Belo Horizonte: CESPUC, 1999.
DUARTE, Lélia Parreira et al. O herói romântico: rebeldia e submissão. Boletim do Centro de Estudos Portugueses, Belo Horizonte: UFMG, n. 5, p. 51-73, jan./jun. 1981.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Trad. António Ramos Rosa. Lisboa: Portugália, [19--]. p. 17-33: Las meninas.
GARRETT, Almeida. Frei Luís de Sousa e as viagens na minha terra. (Dir. Apr. Antônio Soares Amora}. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1965. p. 139-379: Frei Luís de Sousa.
LACAN, Jaques. L'óbjet de la psychana lyse (seminário inédito). In: ALVARENGA, Maria Elisa Parreira. Au délà de la sublimation. Paris, 1991. p. 282-3 15: Le représentant de la représentation. (Thèse de Doctorat Nouvea u Régime}.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.