O modo persuasivo no Romeiro, de Frei Luís de Souza
Palabras clave:
Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa, questão retórica, alusão, insinuação, ironia,Resumen
Considerando que no gênero dramático clássico a imitação diretados acontecimentos e ações o aproxima da realidade empírica, ele é capaz de fortalecer a persuasão, objetivo último dos discursos/da arte retórica, criando um efeito que consegue despertar as emoções do seu receptor. Ao utilizar apropriadamente recursos e provas que demonstram a verdade ou aquilo que se deseja verdade, a personagem dramática enreda no seu dilema os demais participantes da ação, o leitor do texto dramático e o espectador. Baseados nessas assertivas, examinaremos em nossa comunicação os mecanismos argumentativos/retóricos selecionados pelo Romeiro (especialmente na cena XIV do 2° Ato) para persuadir Madalena (e também o leitor e o espectador), no Frei Luís de Sousa, de que D. João de Portugal está vivo. Os mecanismos estudados, e que não são propriamente linguísticos, são: a questão retórica, a alusão, a insinuação e a ironia; é da conjunção entre eles que resultará, a nosso ver, o sucesso persuasivo das falas do Romeiro.Descargas
Citas
ARISTÓTELES. Arte retórica. Trad. Antônio Pinto de Carvalho. Rio de Janeiro: Tecnoprint, [1 9--].
ARISTÓTELES. Poética. Trad. Eudoro de Souza. 2. ed. São Paulo: Ars Poetica, 1993.
CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 1985.
GARRETT, Almeida. Frei Luís de Sousa. Lisboa: Lello & Irmão, [19--].
KAYSER, Wolfgang. Análise e interpretação da obra literária. Trad. Paulo Quintela. 7. ed. Coimbra: Arméni o Amado, 1985. p. 407-424: O s géneros dramáticos.
KOCH, Ingedore G. Villaça. A argumentatividade no discurso. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 5-158, 1983.
LAUSBERG, Heinrich. Elementos de retórica literária. 4. ed. Lisboa: Calouste Gulbekian, 1992.
MOISÉS, Massaud. A análise literária. 9. ed. São Paulo: Cultrix, 1991.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 5. ed. São Paulo: Cultrix, 1988.
SPINA, Segismundo. Introdução à poética clássica. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
THIEGEM, Philippe van. Técnica do teatro. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1964.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.