Olhar e significação em Dom Casmurro
Palabras clave:
Dom Casmurro, Machado de Assis, olhar e significação,Resumen
O leitor de Dom Casmurro é capturado pelos efeitos de visualidade que o texto instala, mas, simultaneamente, é solicitado a manter o necessário distanciamento crítico para avaliar esse envolvimento sensorial, que resulta das escolhas formais do autor. O processo enunciativo do texto - ora constituído sob o ângulo de Dom Casmurro, ora de Bento Santiago - manifesta-se por um duplo processo de ocularização, sendo possível afirmar que a recorrência ao olhar deixa de ter uma função meramente descritiva para ser responsável pela organização das significações da narrativa. O ato perceptivo do olhar atua na estruturação das personagens, contribui para a natureza mimética do relato, sendo, igualmente, responsável pela concepção epistemológica do texto. Conseqüentemente, a metáfora "olhos de ressaca" recobre a força avassaladora do amor e do ciúme e a da própria narrativa que arrasta o leitor para seu centro, enquanto desvela o processo de produção e de recepção da obra.Descargas
Citas
ASSIS, Machado. Obra Completa . Org. de Afrânio Coutinho. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986. p. 807-944: Dom Casmurro. v. I.
BOSI, Alfredo. Fenomenologia do olhar. In: NOVAES, A. (Org.). O olhar. São Paulo: Cia das Letras, 1988. p. 65-87.
BUESCU, Helena Carvalhão. Incidências do olhar: percepção e representação. Lisboa: Editorial Caminho, 1990.
GENETTE, Gérard. Discurso da narrativa . Trad. Fernando Cabral Martins. Lisboa: Vega, [19--].
RICOUER, Paul. Tempo e narrativa. Tomo Il. São Paulo: Papirus, 1995.
STAROBINSKI, Jean. Le style de l'autobiographie. Poétique. n. 3, 1970. p. 257-265.
USPENSKY, Boris. A poética da composição: estrutura do texto artístico e tipologia das formas com positivas. Trad. Marta H . Kirst e Maria da Glória Bordini. Porto Alegre, 1981 (mimeo).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.