Metadiscurso em entrevista televisiva: um enfoque interacional
Palabras clave:
Metadiscurso, entrevista televisiva,Resumen
Este artigo destaca a presença, em entrevista televisiva, de uma modalidade de procedimento metadiscursivo: a menção a atividades linguageiras prototípicas desse evento comunicativo. Fundamentando-se em uma concepção pragmática de linguagem como ação verbal entre os participantes envolvidos em um ato comunicativo, centra-se em uma perspectiva interacional, com base na qual a referência às atividades linguageiras processadas durante a entrevista será vista como recurso indiciador das relações interpessoais estabelecidas entre entrevistador eentrevistado. Será focalizada especificamente a incidência do estatuto sócio-institucional dos entrevistados no processo interativo desencadeado ao longo da entrevista.Descargas
Citas
AQUINO, Zilda Gaspar Oliveira. Conversação e conflito: um estudo das estratégias discursivas em interações polêmicas. São Paulo: USP, 1997. (Tese, Doutorado em Semiótica e Lingüística Geral).
CHARAUDEAU, Patrik (Dir.). La télevision: les débats culturels "Apostrophes". Paris: Didier, 1991.
JUBRAN, Clélia Cândida Abreu Spinardi. A metadiscursividade como recurso textual-interativo em entrevistas televisivas. In: BARROS, Kazue Saito Monteiro (Org.). Produção textual: interação, processamento, variação. Natal: Editora da UFRN, 1999.
KOCH, lngedore G. Villaça et ai. Proposta teórica do grupo de organização textual-interativa do Projeto de Gramática do Português Falado. (Mimeogr.)
RISSO, Mercedes Sanfelice. A propriedade auto-reflexiva do metadiscurso. In: BARROS,
Kazue Saito Monteiro (Org.). Produção textual: interação, processamento e variação. Natal: Editora da UFRN, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.