Dois discursos para um rei
Palabras clave:
Fernão Lopes, Crônica medieval, História e ficção, Herberto Helder, Paixão.Resumen
O caráter híbrido da crônica medieval – história e ficção, verdade relativa a níveis diferentes de percepção – encontra em Fernão Lopes formas particularmente interessantes de realização. A sua Crónica de D. Pedro introduz na história do reinado uma intensa e subjetiva tematização da justiça e do amor. Herberto Helder partiu da cena mais dramática aí narrada para escrever uma prosa poética sobre o tema da paixão.
Descargas
Citas
ARISTÓTELES. Poética. Trad., pref., intr., comentários e apêndices de Eudoro de Sousa. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1986.
AUERBACH, Erich. Mimésis, la représentation de la réalité dans la littérature occidentale. Traduit de l’allemand par Cornélius Heim. Paris: Gallimard, 1968 (orig. al. 1946).
CRÓNICA Geral de Espanha em português, apêndice em Crónica de cinco reis de Portugal, edição diplomática e prólogo de A. de Magalhães Basto. Porto: Livraria Civilização, 1945. Cap. 436, p. 319-321.
HELDER, Herberto. Os passos em volta. 6. ed. Lisboa: Assírio e Alvim, 1994 (1963).
LOPES, Fernão. Crónica do Senhor Rei Dom Pedro. Ed. e intr. de Damião Peres. Porto: Livraria Civilização, 1986 (1932).
REBELO, Luis de Sousa. A concepção do poder em Fernão Lopes. Lisboa: Livros Horizonte, 1983.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.