Abordagens da leitura
Palabras clave:
Leitura, Pesquisa, Ensino, Livro didático.Resumen
Este trabalho tem por objetivo evidenciar as abordagens da leitura da Lingüística Aplicada, tanto na pesquisa quanto no ensino da leitura ao longo de vinte e cinco anos de pesquisa sobre o assunto nesse campo. Na primeira parte do texto, examinamos as transformações teórico-metodológicas da pesquisa na área; na segunda, focalizamos as transformações no campo didático, reconstituindo as abordagens didáticas mediante a análise de texto em três livros didáticos com a finalidade de determinar o perfil de leitor pressuposto nos manuais, comparando-o com a caracterização do sujeito leitor na pesquisa.
Descargas
Citas
BARTHES, R. Elements of semiology. London: Cape, 1967.
GOUGH, P. B. One second of reading. In: SINGER, H.; RUDDELL, R. B. (Org.). Theoretical models and processes of reading. Delaware: International Reading Association,
HEATH, S. B. Ways with words. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
KLEIMAN, A. B. Modelos teóricos: fundamentos para o exame da relação teoria e prática na leitura. In: KLEIMAN, A. B. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas: Pontes, 1989.
KLEIMAN, A. B. Vinte anos de pesquisa sobre a leitura. In: ROSING, T.; BECKER, P. (Org.). Ensaios. Passo Fundo: UPF, 2000.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images. The grammar of visual design. London: Routledge, 1995.
STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
VIEIRA, J. A. Novas perspectivas para o texto: uma visão multissemiótica. Ms. 2004. (Inédito).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.