Narrativa e vida cotidiana
Palabras clave:
Narrativa, Discurso, Interação, Vida cotidiana, Ordem social.Resumen
Dentre os interesses comuns aos estudos da linguagem e de literatura, a narrativa ocupa indubitavelmente um lugar de destaque. Neste trabalho, apresento alguns aspectos tradicionalmente discutidos em análises sociolingüísticas da narrativa, tais como as noções de reportabilidade, avaliação e ponto. Além disso, discuto a emergência da narrativa nas interações espontâneas, focalizando o que significa contá-las, ou o que estamos fazendo ao contá-las. Uma das questões centrais nessa discussão diz respeito a como se relacionam experiência e relato e a como, nesse relato, estamos construindo o sentido de quem somos. Ao integrar discurso e cultura na interpretação da vida social, o estudo de narrativas de pessoas comuns, em interações cotidianas, pode ser esclarecedor para compreender tanto a ordem social que nos cerca, quanto as possibilidades de sua transformação.
Descargas
Citas
BASTOS, Liliana Cabral. Estórias de mulheres e de homens: narrativa, sexo e construção de identidade. The Especialist, n. 20, v. 1, p. 17-29, 1999.
BAUMAN, Richard. Story, performance and event: contextual studies of oral narrative. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, M. de M.; AMADO, J. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2001 [1986].
BRUNER, Jerome. Acts of meaning. Cambridge: Harvard University Press, 1990.
BRUNER, Jerome; WEISSER, Susan. A invenção do ser: a autobiografia e suas formas. In: OLSON, David; TORRANCE, Nancy. Cultura escrita e oralidade. São Paulo: Ática, [1991], 1995.
GARCEZ, Pedro M. Deixa eu te contar uma coisa: o trabalho sociológico do narrar na conversa cotidiana. In: RIBEIRO, Branca Telles et al. Narrativa, identidade e clínica. Rio de Janeiro: IPUB-CUCA, 2001. p. 189-213.
GEORGAKOPOULOU, Alexandra. Narrative. In: VERSCHUEREN, Jef et al. (Org.). Handbook of pragmatics. Amsterdã e Filadélfia: John Benjamins, 1997.
JOHNSTONE, Barbara. Community and contest: midwestern men and women creating their worlds in conversational storytelling. In: TANNEN, D. (Org.). Gender and conversational interaction. New York: Oxford Univesrity Press, 1993. p. 62-80.
LABOV, William. The transformation of experience in narrative syntax. In: LABOV, W. Language in the inner city. Philadelphia: University of Philadelphia Press, 1972.
LABOV, William; WALETZKY, J. Narrative Analysis: oral versions of personal experience. In: HELM, J. (Org.). Essays on the verbal and visual arts. Seattle: University of Washington Press, 1967.
LINDE, Charlotte. Life stories, the creation of coherence. New York: Oxford University Press, 1993.
LINDE, Charlotte. Evaluation as linguistic structure and social practice. In: GUNNARSSON, Britt-Louise; LINELL, Per; NORDERBERG, Bengt. The construction
of professional discourse. London e New York: Longman, 1997. p. 151-172.
MISHLER, Elliot. Storylines: craftartists’ narratives of identity. Cambridge: Harvard Univeristy Press, 1999.
NORRICK, Neal R. Conversational narrative: storytelling in everyday talk. Amsterdã/ Filadélfia: John Benajamins, 2000.
SACKS, Harvey. On the analyzabilibty of stories by children. In: GUMPERZ, John; DELL, Hymes (Org.). Directions in sociolinguistics: the etnography of communication. [S.l]: [s.n.], 1972.
SACKS, Harvey. On doing “being ordinary”. In: ATKINSON; J. Maxwell; HERITAGE, John (Org.). Structures of social action. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
SACKS, Harvey. Lecture 1. “Second stories; ‘Mm hm’”; “Story prefaces; ‘Local news’; Tellability”. In: SACKS, Harvey. Lectures on conversation. Oxford: Basil Blackwell, [1968] 1992. v. 1.
SACKS, Harvey. Lecture 2. “Features of a recognizable ‘story’”; Story prefaces; Sequential locator terms; Lawful interruption. In: SACKS, Harvey. Lectures on conversation. Oxford: Basil Blackwell, [1968] 1992. v. 1.
TANNEN, Deborah. Talking voices: repetition, dialogue and imagery in conversational discourse. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.