Sônia Queiroz: poesia e tradição em Minas Gerais
Palabras clave:
Poesia mineira, Memória coletiva, Tradição e ruptura, Papel social feminino, Sônia Queiroz.Resumen
Este trabalho pretende abordar os volumes O sacro ofício (prêmio “Cidade de Belo Horizonte”, em 1980) e Relações cordiais (1997), da poeta Sônia Queiroz. A análise de alguns aspectos que retratam o papel social da mulher na família mineira, em O sacro ofício, assim como a sua interface, percebida na convivência amorosa da sociedade atual, em Relações cordiais, procura avivar as reminiscências da tradição literária e cultural, que, em outras roupagens, permanecem na atualidade. A perspectiva de abordagem permite perceber que textos ensaísticos, históricos e culturais, inseridos na produção poética, tornam-se participantes ativos na construção da memória coletiva de Minas Gerais. O discurso literário, desvinculado da preocupação de veracidade e objetividade, ao preencher lacunas e/ou questionar verdades históricas estabelecidas, amplia, por esse viés, o significado de fatos e figuras do passado mais remoto ou recente, contribuindo para a sua divulgação e conservação.
Descargas
Citas
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio P. Rouanet. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. p. 222-234.
BORHEIM, Gerd A. O conceito de tradição. In: BORHEIM, Gerd A. Cultura brasileira: tradição/contradição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/Funarte, 1987. p. 13-30.
BOSI, Alfredo. Cultura como tradição. In: BOSI, Alfredo. Cultura brasileira: tradição/contradição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/Funarte, 1987. p. 31-58.
DICIONÁRIO Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
PÊCHEUX, Michel. O papel da memória. Trad. José Horta Nunes. Campinas: Ed. Pontes, 1999.
QUEIROZ, Sônia. O sacro ofício. Belo Horizonte: Editora Comunicação, 1980.
QUEIROZ, Sônia. Madrinha. Belo Horizonte: Editora Dez Escritos, 1987.
QUEIROZ, Sônia. Relações cordiais. Belo Horizonte: Poesia Orbital, 1997.
QUEIROZ, Sônia. Pé preto no barro branco, a língua dos negros da Tabatinga. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.