A fala como marca: escravos nos anúncios de Gilberto Freire

Auteurs-es

  • Tania Alkmim

Mots-clés :

Fala de escravo, Português de escravos, Língua e Gilberto Freire, História social do português, Língua de negros.

Résumé

A partir da leitura da obra O escravo nos anúncios de jornais brasileiros do século XIX, na qual, seu autor, Gilberto Freire (1963), enfoca um conjunto de anúncios relativos à fuga de escravos, que, ao lado de informações descritivas (como, por exemplo, a etnia, a aparência, os defeitos físicos dos negros), apresentam características lingüísticas desses indivíduos perseguidos (como, por exemplo, “fala atrapalhada”, “bem falante”, “ele fala bem claro”), no presente trabalho, procura-se fazer uma reflexão sobre a linguagem dos escravos brasileiros, tendo, como foco, a aquisição da língua portuguesa.

 

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Références

ALKMIM, Tania Maria. A variedade lingüística de negros e escravos: um tópico na história do português no Brasil. In: MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia (Org.).

Para a história do português brasileiro. São Paulo: Humanitas, 2001. v. II, t. II, p. 317-335. (Primeiros Estudos)

ALKMIM, Tania Maria. Estereótipos lingüísticos: negros em charges do século XIX. In: ALKMIM, Tania Maria (Org.). Para a história do português brasileiro. São Paulo: Humanitas, 2002. v. III, p. 383-402. (Novos Estudos)

FREIRE, Gilberto. O escravo nos anúncios de jornais brasileiros do século XIX. Recife: Imprensa Universitária, 1963.

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Publié-e

2006-03-09

Comment citer

ALKMIM, Tania. A fala como marca: escravos nos anúncios de Gilberto Freire. Scripta, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 221–229, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/12603. Acesso em: 9 sept. 2025.