O narrador Brás Cubas e os narrados Eugênia e Prudêncio: a voz maior e as vozes menores (impossibilitadas de se narrarem)

Autores/as

  • Isabel Cristina dos Santos Teixeira Universidade Federal do Tocantins

Palabras clave:

Narrador, Brás Cubas, Eugênia, Prudêncio, Sujeitos subalternos

Resumen

Analisamos neste trabalho o olhar  do narrador Brás Cubas (de Me­mórias póstumas de Brás Cubas (1997), de Machado de Assis) so­bre as personagens Eugênia e Prudêncio. Através desse olhar, dese­jamos apresentar uma leitura possível relativamente à forma como o narrador conta sua trajetória, desde o início da narrativa. Por ocasião de sua apresentação, sabemos  que se trata de um burguês, morto, que conta sua trajetória, em vida. Para tanto, utiliza-se de toda a sor­te de artifícios para diminuir, ou para aumentar, distorcer ou desfo­car a visão dessas personagens sobre as quais nos deteremos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-01-30

Cómo citar

TEIXEIRA, Isabel Cristina dos Santos. O narrador Brás Cubas e os narrados Eugênia e Prudêncio: a voz maior e as vozes menores (impossibilitadas de se narrarem). Scripta, Belo Horizonte, v. 11, n. 21, p. 123–132, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/13997. Acesso em: 30 sep. 2025.