Em busca da ipseidade musical: A música e o inefável, de Vladimir Jankélévitch
Palabras clave:
Expressividade musical, Música e linguagem, Impressionismo, Modernismo, Inefabilidade.Resumen
Reflexão sobre a obra "A música e o inefável", de Vladimir Jankélévitch, que será publicada proximamente pela editora Perspectiva, em volume traduzido e prefaciado pelo autor deste artigo. Como linha condutora da reflexão, pretende-se examinar a ipseidade da arte sonora a partir dos eixos fundamentais da Estética (a saber: a obra, a criação, o receptor e o intérprete), nos quais se verificam distinções fundamentais entre a música e a linguagem verbal de cunho demonstrativo.Descargas
Citas
BERGSON, Henri. Introdução à Metafísica. In: Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1974.
ECO, Umberto. A definição da arte. Lisboa: Edições 70, 2001.
GONTIJO OLIVEIRA, Clovis Salgado. O motivo da noite: da esterilidade indizível à musicalidade inefável. 2014. Tese de doutorado. Facultad de Artes, Universidad de Chile, Santiago. <http://repositorio.uchile.cl/handle/2250/116823>.
HANSLICK, Eduard. Do belo musical: uma contribuição para a revisão da estética musical. Tradução: Nicola Simone Neto. Campinas: Unicamp, 1992.
JANKÉLÉVITCH, Vladimir. La mort. Paris: Flammarion, 1966.
JANKÉLÉVITCH, Vladimir. La musique et l’ineffable. Paris: Seuil, 1983.
JANKÉLÉVITCH, Vladimir. Quelque part dans l’inachevé. Paris: Gallimard, 1978.
JERPHAGNON, Lucien. Jankélévitch ou de l’effectivité. Présentation, choix de textes, bibliographie par Lucien Jerphagnon. Paris: Pierre Seghers, 1969. (Philosophes de tous les temps).
LISCIANI-PETRINI, Enrica. Lo “charme” della musica. In: JANKÉLÉVITCH, Vladimir. La musica e l’ineffabile. Traduzione e introduzione di Enrica LiscianiPetrini. Nápoles: Tempi Moderni, 1985.
MARTINS, José Eduardo. Jankélévitch e os opostos sonoros em harmonia. Estudos Avançados. São Paulo, v.10, n.28, p.357-367, Dez. 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.