Mirante da cidade e o tempo que reluz: rememorações na obra Os canhões do silêncio, de José Chagas
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n46p103-114Palabras clave:
Literatura brasileira, Teoria Literária, Crítica LiteráriaResumen
A obra “Os canhões do silêncio” (2002) do poeta naturalizado maranhense José Chagas tem como lugar de rememoração o mirante: espaço de construção elevada dos casarões coloniais que ambienta os centros históricos, nesse particular, o da cidade de São Luís, do Maranhão. O mirante erige-se como um monumento edificado entre passado/presente, é visto na poética de Chagas como o lugar de acolhimento do tempo, que vai reconstruindo e reconfigurando memórias. No mirante, lugar do dizer poético, espaço e tempo se fundem, convertendo-se em uma unidade indissociável que se dilui na subjetividade do eu lírico. As imagens do passado, reconfiguradas poeticamente, testemunham memórias no (des)contínuo processo de ser e estar no mudo.
Descargas
Citas
BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
CHAGAS, José. Os canhões do silêncio. 3 ed. São Paulo: Editora Siciliano, 2002.
DOBAL, H. A cidade substituída. In: Poesia reunida. 2. Ed. Teresina: Oficina da Palavra, 2005.
HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Rio de Janeiro: Vozes, Bragança Paulista; São Paulo: Editora Universitária de São Francisco, 2003.
SANTOS, Silvana Maria Pantoja dos. Literatura e memória entre os labirintos da cidade: representações na poética de Ferreira Gullar e H. Dobal. São Luís: Editora da UEMA, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.