Complexidade, priming e mind-reading nas "duas fases" de Machado de Assis (num estudo comparativo entre A mão e a luva e Dom Casmurro)
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n57p243-277Palabras clave:
Machado de Assis, Narratologia cognitiva, Complexidade, Priming, Mind-readingResumen
A partir do contraste entre passagens de A mão e a luva e Dom Casmurro, analisamos a crescente complexificação da prosa machadiana em seus estímulos ao processamento mental da leitura. Mais precisamente, analisamos o modo como obras das duas fases da sua produção solicitam de maneiras diferentes a participação interpretativa do leitor, buscando apoio, para tanto, em conceitos de “complexidade”, “priming” e “mind reading”. De acordo com os indícios selecionados para a comparação entre as duas fases, nota-se o crescimento do repertório de estímulos cognitivos que os textos machadianos ofereciam a seus leitores. Ao final, o artigo deriva as implicações dessa observação para a descrição da trajetória de Machado de Assis como um processo de aprendizado literário, uma possibilidade ainda pouco explorada na sua fortuna crítica.
Descargas
Citas
ASSIS, Machado de. A mão e a luva. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994 [1874].
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994 [1899].
BARGH, J. What have we been priming all these years? On the development, mechanisms, and ecology of nonconscious social behavior. European Journal of Social Psychology, v. 36, n. 2, p. 147-168, 2006.
BERMEITINGER, C. Priming. In: JIN, Zheng. Exploring implicit cognition: learning, memory, and social cognitive processes. Hershey, PA: Information Science Reference (IGI Global), 2015. p. 16-60.
CORDEIRO, Marcos Rogério. A teoria dos personagens em Machado de Assis. Língua e Literatura, v. 28, p. 273-301, 2006.
DAVIS, M. H.; KRAUS, L. A. Personality and empathic accuracy. In: ICKES, W. (ed.). Empathic accuracy. Nova York: Guilford Press, 1997. p. 144-168.
DIJKSTERHUIS, A.; BARGH, J. The perception-behavior expressway: automatic effects of social perception on social behavior. Advances in Experimental Social Psychology, v. 33, p. 1-40, 2001.
GOLDBERG, L. R. The structure of phenotypic personality traits. American Psychologist, v. 48, p. 26-34, 1993.
GUIMARÃES, H. S. Os leitores de Machado de Assis: o romance machadiano e o público de literatura no século 19. São Paulo: Edusp, 2012.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.
KAHNEMAN, D. Thinking, fast and slow. Nova York: Farrar, Straus and Giroux, 2011.
MAJOR, J. C. List composition effects for masked semantic primes: evidence inconsistent with activation accounts, 2008. 84 f. Tese (Doctor of Philosophy) - Wilfrid Laurier University, Waterloo, Ontario, Canadá. Disponível em: https://scholars.wlu.ca/cgi/viewcontent.cgi?article=2058&context=etd. Acesso em: 20 ago. 2022.
MALLOY, T. E.; ALBRIGHT, L.; KENNY, D. A.; AGATSTEIN, F.; WINQUIST, L. Interpersonal perception and metaperception in nonoverlapping social groups. Journal of Personality and Social Psychology, v. 72, p. 390-398, 1997.
MAY, J.; KING, M. Radical uncertainty: decision-making for an unknowable future. Londres: Little Brown, 2020.
MAYER, J. D.; CARUSO, D. R.; SALOVEY, P. Emotional intelligence meets traditional standards for an intelligence. Intelligence, v. 27, p. 267-298, 2000.
MORIN, A.; RACY, F. Dynamic self-process. In: RAUTHMANN, J. F. The handbook of personality dynamics and processes. Londres: Elsevier, 2021. p. 365-386
PACHECO JUNIOR, J. C. S.; DAMACENA, C.; BRONZATTI, R. Pré-ativação: o efeito priming nos estudos sobre o comportamento do consumidor. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 15, n. 1, p. 284-309, 2015.
PAVEL, Thomas. The lives of the novel. Princeton: Princeton University Press, 2013.
REALO, A. et al. Mind-reading ability: beliefs and performance. Journal of Research in Personality, v. 37, p. 420-445, 2003.
SALOVEY, P.; MAYER, J. D. Emotional Intelligence. Imagination, Cognition and Personality, v. 9, p. 185-211, 1990.
SMEESTERS, D.; YZERBYT, V. Y.; CORNEILLE, O.; WARLOP, L. When do primes prime? The moderating role of the self-concept in individuals’ susceptibility to priming effects on social behavior. Journal of Experimental Social Psychology, v. 45, n. 1, p. 211-216, 2009.
STROEBE, W.; JONAS, K.; HEWSTONE, M. R. C. Sozialpsychologie: Eine Einführung. Berlim: Springer, 2003.
WALSH, R. Narrative theory for complexity scientists. In: WALSH, R.; STEPNEY, S. (eds.). Narrating complexity. Cham, Suíça: Springer, 2018. p. 11-26.
ZUSHINE, L. Why we read fiction: theory of mind and the novel. Nova York: Oxford University Press, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.