Notas do teatro do absurdo em As aves da noite, de Hilda Hilst

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2023v27n61p298-323

Palabras clave:

Hilda Hilst, As aves da noite, Teatro do absurdo, Teatro brasileiro, Martin Esslin

Resumen

Este trabalho visou identificar alguns dos aspectos do Teatro do Absurdo, conforme o postulado por Martin Esslin (2018), na peça As aves da noite, de Hilda Hilst. A obra da escritora brasileira contempla variados gêneros literários e, apesar de menos conhecida, sua atuação enquanto dramaturga foi significativa: nos últimos anos da década de 1960, a autora escreveu oito peças teatrais. Em As aves da noite, apresenta-se uma visão de mundo e um emprego de recursos dramáticos nos quais foram observadas diversas afinidades com os elementos do absurdo examinados por Esslin. Logo, ao aproximar o texto de Hilst às considerações do estudioso, é possível identificar reflexos do que ele aponta como uma indelével contribuição legada pelo Teatro do Absurdo.

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Biografía del autor/a

Ana Cristina Steffen, PUCRS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutora em Letras. 

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Publicado

2023-12-31

Cómo citar

STEFFEN, Ana Cristina. Notas do teatro do absurdo em As aves da noite, de Hilda Hilst. Scripta, Belo Horizonte, v. 27, n. 61, p. 298–323, 2023. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2023v27n61p298-323. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/31090. Acesso em: 10 sep. 2025.