Práticas de escrita no ensino universitário e suas relações com a formação docente
Palabras clave:
Práticas de escrita e formação docente, Escrita e formação, Linguagem e Formação inicial de professores.Resumen
Neste artigo procuro focalizar as relações existentes entre o emprego cotidiano da prática de escrita no ensino universitário e a formação profissional docente. O material empírico foi construído a partir do trabalho que desenvolvo como professora de disciplinas do eixo teórico-prático de cursos de formação inicial de professores em que a escrita ocupa a função de registro e de reflexão das experiências de estágio dos estudantes na escola básica. Tomo como base principalmente os estudos de inspiração bakhtiniana, que tomam a linguagem como algo central para entendermos os processos de significação e de elaboração de sentidos dos sujeitos sobre sua realidade concreta de vida. Por essa perspectiva busco, por meio da análise de textos escritos produzidos por estudantes na universidade, trazer elementos para a reflexão sobre o papel da escrita no contexto dos cursos de formação inicial de professores.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
DIAS, Daniella Lopes. O recurso ao discurso do outro como forma de posição identitária. Scripta, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, 2005.
FONTANA, Roseli C. Sobre a aula: uma leitura pelo avesso. Presença pedagógica, Belo Horizonte, 7, n. 37, maio/junho 2001.
FONTANA, Roseli C.; GUEDES-PINTO, Ana Lúcia. Trabalho escolar e produção do conhecimento. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre; MACIEL, Lizete Shizue Bomura (Org.). Desatando os nós da formação docente. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
GUEDES-PINTO, Ana Lúcia; FONTANA, Roseli Cação. Apontamentos teóricometodológicos sobre a prática de ensino na formação inicial. Educação em Revista, Belo Horizonte: FAE/UFMG, n. 44, dez. 2006.
KLEIMAN, Angela Bustos. Letramento e formação do professor: quais as práticas e exigências no local de trabalho? In: KLEIMAN, Angela Bustos (Org.). A formação do professor: perspectivas da linguística aplicada. Campinas, SP: Mercado de letras, 2001.
KOCH, Ingedore G. Villaça; BENTES, Anna Christina; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2008.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Letramento na formação do professor – integração a práticas discursivas acadêmicas e construção da identidade profissional. In: CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves; BOCH, Françoise (Org.). Ensino de Língua: representação e letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.
SILVA, Jane Quintiliano Guimarães; MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Movimentos do sujeito na produção de sentidos: subjetivação e objetivação. Scripta, Belo Horizonte, 8, n. 16, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.