As representações da Morte em Estrela polar de Vergílio Ferreira
Keywords:
Existencialismo, Morte, Amor, Nada, Vergílio Ferreira.Abstract
A morte é representada no romance de Vergílio Ferreira, Estrela polar, como a concretização da revolta do sujeito (narrador e protagonista) perante a impossibilidade do amor. Todo o romance é a demonstração da incapacidade de um “eu” (neste caso, um sujeito masculino) em encontrar verdadeiramente o outro, o “tu”, figurado em duas mulheres gêmeas: Aida e Alda. Idealmente, o amor consiste no conhecimento do “tu verdadeiro” que se torna o acesso à plenitude da vida. Em vez do mistério desse “tu”, da sua vibração, o sujeito encontra apenas a presença coisificada de um corpo tornado inerte e desvitalizado. O desgaste, o cansaço e o desencanto tomam conta de uma história de amor que termina no assassínio da mulher pelo homem, incapaz de suportar o absurdo da promessa de uma intensidade que se esvai.
Downloads
References
CARDOSO, José Pires. O anjo ancorado. 1.ed. Lisboa: Ulisseia, 1958.
CARDOSO, José Pires. O delfim. 1 ed. Lisboa: Moraes Editores, 1968.
FERREIRA, Vergílio. Estrela polar. 4 ed. Venda Nova: Bertrand Editora, 1992 [1962].
FERREIRA, Vergílio. Pensar. 6 ed. Venda Nova: Bertrand Editora, 1998 [1992].
GOULART, Rosa Maria. Romance lírico – O Percurso de Vergílio Ferreira. Venda Nova: Bertrand Editora, 1990.
SILVA, Eunice Cabral Nunes da. O Romance “Individualizado” do Pós Guerra Português. Anais da Universidade de Évora. Évora, 1995, n. 5, p. 125-134.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.