O narrador performático em Rioseco, de Manuel Rui
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n37p121Palabras clave:
Manuel Rui, Narrador, Performance., Oralidade, Ancestralidade.Resumen
Este texto tem o propósito de analisar a construção do narrador no romance Rioseco, de Manuel Rui, a partir do pressuposto de que a organização discursiva na qual ele se enuncia permite considerá-lo como o “narrador performático”, conforme operador teórico cunhado por Terezinha Taborda Moreira (2005). Esse narrador realiza a proposta de recuperação da oralidade, lançada no projeto estético do autor em reflexões como Eu e o outro – o invasor ou em poucas três linhas uma maneira de pensar o texto (1985) e Da escrita à fala (2004). Retomar a oralidade é, para Manuel Rui, a forma de inscrever a identidade angolana no processo de apropriação da escrita, símbolo da cultura do outro.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: A teoria do romance. São Paulo: Unesp, 1993.
BENJAMIN, Walter. A doutrina das semelhanças. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987. V. 1, p. 108-113.
BENJAMIN, Walter. O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.
LIMA, Luiz Costa. Mímesis e modernidade: formas das sombras. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1980.
MONTEIRO, Manuel Rui Monteiro. Eu e o outro – o invasor ou em poucas três linhas uma maneira de pensar o texto. Comunicação apresentada no ENCONTRO PERFIL DA LITERATURA NEGRA,1, São Paulo, Brasil, 23 maio 1985.
MONTEIRO, Manuel Rui Monteiro. Rioseco. Lisboa: Edições Cotovia, 1997.
MONTEIRO, Manuel Rui Monteiro. Da escrita à fala. In: Actas. 1º Congresso Internacional de Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas. Coimbra: Almedina, 2005.
MOREIRA, Terezinha Taborda. O vão da voz: a metamorfose do narrador na ficção moçambicana. Belo Horizonte: Editora PUC Minas; Belo Horizonte: Edições Horta Grande Ltda., 2005.
SEVCENKO, Nicolau. No princípio era o ritmo: as raízes xamânicas da narrativa. In: PRADO JÚNIOR, Bento et al. (Org.) Narrativa: ficção e história. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1998. p. 120-136.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a “literatura” medieval. Tradução de Amálio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.