O direito à angústia e à felicidade em Luuanda
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n37p169Palabras clave:
Angústia, Felicidade, Luandino Vieira, Luuanda, Análise psicossocial implicada.Resumen
Nos 50 anos de aniversário da obra Luuanda, de Luandino Vieira, considerada uma das mais importantes da ficção angolana, propomos uma reflexão sobre a sua atualidade. Partimos da ideia de que a angústia que atravessa todos os contos merece ser "escutada". Nossa leitura propõe um análise psicossocial implicada da obra, seguindo as sugestões de João Frayze Pereira; partimos dos detalhes que os contos nos oferecem, ao descortinar não só a violência e a angústia, mas também as suas consequências. Pensamos nos recalques, atualizados nas situações oníricas, nos chistes e em outros aspectos do reprimido. Além disso, propomos uma leitura de Luuanda em confronto com o que se vive 50 anos depois de sua elaboração, isto é, o que se vive hoje na cena social angolana.
Descargas
Citas
FERNANDES, Isabela. Criação, hybris e transgressão na mitologia grega. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2014.
FRAYSE-PEREIRA, João A. Arte e dor. São Paulo: Ateliê Editorial, 2010.
FREUD, Sigmund. Os chistes e sua relação com o inconsciente. In: Edição Standard Brasileira das Obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1995. V. 8.
LABAN, Michel. José Luandino Vieira e a sua obra (estudos, testemunhos, entrevistas) Lisboa: Edições 70, 1980.
LARANJEIRA, Pires. Literaturas africanas de expressão portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta, 1995.
MELO, João. Os filhos da pátria. Lisboa: Caminho, 2001.
MELO, João. Os marginais. Lisboa: Caminho, 2013.
PEPETELA. Predadores. Lisboa: Dom Quixote, 2013.
RABUSKE, Anelise Scheuer. Os chistes, o humor e algumas relações com os mecanismos dos sonhos. Artigo apresentado na JORNADA DE ESTUDOS DO CIRCULO PSICANALÍTICO DO RIO GRANDE DO SUL 1, Porto Alegre, 16 jul. 2011. Orientado por Cleo Mallmann e Rejane Czermak.
RIBEIRO, Maria Mazzarelo. Do trágico ao drama, salve-se pelo humor! Círculo Brasileiro de Psicanálise. Revista Estudos de Psicanálise, n. 31, out. 2008, p. 104-113.
SALGADO, Maria Teresa; SEPÚLVEDA Campos, Maria do Carmo. África & Brasil: letras em laços, Rio de Janeiro: Atlântica Editora, 2000.
VIEIRA, Luandino. Luuanda. Lisboa: Edições 70, 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.