Memórias da guerra: um diálogo entre poemas de Odete Semedo e o registro fotográfico do conflito armado de 1998-1999, na Guiné-Bissau
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2016v20n39p117Palabras clave:
Literatura guineense, No fundo do canto, Odete Semedo,Resumen
Este artigo analisa o testemunho poético da guerra da Guiné-Bissau, entre 1998 e 1999, a partir de poemas do livro No fundo do canto, de Odete Semedo, comparando-os com fotografias desse período histórico. Objetiva-se discutir a forma como essas duas linguagens, ao dialogarem entre si, “capturam” esse momento do país. Pretende-se demonstrar que, nos poemas, a voz poética assume-se como mensageira da nação, numa escrita que busca registrar o caos e expressar os horrores da guerra. A discussão é ancorada em estudos de Schøllhammer (2002; 2012), sobre o realismo afetivo; em Barthes (1984), que possibilita pensar como se manifestam, na escrita poética e na linguagem fotográfica, o efeito do "Isso foi" barthesiano; e nas reflexões de Huyssen (2000), sobre a paixão pela memória e como as práticas dessa memória podem trazer à tona “outras memórias”.Descargas
Citas
BARTHES, Roland. A câmera clara. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
GUINÉ-BISSAU, a guerra civil: o último massacre. Blogue Escrita em dia. 2006. Disponível em: < http://blogda-se.blogspot.com.br/2006/06/guin-bissau-guerra-civil-o-ltimo.html>. Acesso em: 24 jun. 2013.
HUYSSEN, Andreas, Passados presentes: mídia, política, amnésia. IN: Seduzidos pela memória. Tradução de Sergio Alcides. Rio de Janeiro: Editora Aeroplano, 2000.
RICHARD, Nelly. Políticas da memória e técnicas de esquecimento. IN: MIRANDA, Wander Melo (Org.). Narrativas da modernidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999, p. 321 - 338.
ROSA, Adalberto. Guine-Bissau Unrest. Lisboa, 2007. 2 fotografias, color., tamanho original 2500 cm x 1750 cm.
SEMEDO, Odete Costa. No fundo do canto. Belo Horizonte: Nandyala, 2007.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. À procura de um novo realismo – Teses sobre a realidade em texto e imagem hoje. In: OLINTO, Heidrun Krieger (Org.). Literatura e Mídia. São Paulo: Loyola, 2002. p. 76 - 90.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Realismo afetivo: evocar realismo além da representação: Tendências hiper-realistas na arte e na literatura da atualidade. Estudos de literatura contemporânea, n. 39, jan. jun. 2012, p. 129 - 148.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.