Gente de papel e tinta: a força dos personagens ecianos
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n44p69Palabras clave:
Teoria da Literatura, Literatura PortuguesaResumen
O presente trabalho tem por objetivo considerar que a permanência do interesse na obra de Eça de Queirós na contemporaneidade está centrada na força da construção de suas personagens. Apresentamos, inicialmente, um breve esboço acerca da presença dos motivos ecianos na cultura através de sua citação em variadas manifestações artísticas, como a telenovela e a música popular brasileira. Em seguida apontamos que, através dos títulos das obras, o autor português já dava mostras sobre o seu ideal de pintar as cenas portuguesas pondo em cena personagens complexas. Por fim, tecemos algumas considerações analíticas sobre contos ecianos a partir da perspectiva das personagens, lançando luz sobre alguns elementos que avivam a percepção da obra do autor e seu projeto literário através dessas personas singulares.
Descargas
Citas
BARBOSA, João Alexandre. Os intervalos de Eça de Queirós. In: QUEIROZ, Eça. Obras completas: vol. II. Rio de Janeiro: Ed. Nova Aguilar, 1997.
BRAIT, Beth. A personagem. 7 ª edição. São Paulo: Ed. Ática, 2000.
CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.
CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. 10ª edição. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2002.
DUARTE, Maria do Rosário da Cunha. A inscrição da leitura na ficção queirosiana. In: MINÉ, Elza e CANIATO, Benilde Justo (org). 150 Anos com Eça de Queiroz. Anais do III Encontro Internacional de Queirosianos. USP: São Paulo, 1997.
GARCEZ, Maria Helena Nery. O amor e seus casos simples... Revista Via Atlântica. São Paulo, n. 4., p. 238-248, dez. 2000.
LEPECKI, Maria Lúcia. José Matias. In: MATOS, A. Campos de (org.). Dicionário de Eça de Queiroz. Lisboa: Ed. Caminho, 1988.
LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Duas Cidades: São Paulo, 2000.
QUEIRÓS, Eça de. Contos I: Edição crítica das obras de Eça de Queirós. Lisboa. Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2004.
QUEIROZ, Eça. Obras Completas: vol. I. Rio de Janeiro: Ed. Aguilar, 1970.
QUEIROZ, Eça. Obras completas: vol. II. Rio de Janeiro: Ed. Nova Aguilar, 1997.
REIS, Carlos. O essencial sobre Eça de Queirós. Lisboa: Ed. Imprensa Nacional, 2000.
REIS, Carlos. Eça de Queiroz e a personagem como ficção. Revista de Estudos Literários. Coimbra, n.6, p.29-60, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.