Notas sobre o conceito de protótipo e suas implicações para o ensino de gramática

Auteurs-es

  • Maria Elizabeth Fonseca Saraiva UFMG

Mots-clés :

Sujeito e objeto, conceito de protótipo, abordagem roschiana,

Résumé

Este texto discute os conceitos de sujeito e objeto à luz da abordagem roschiana de protótipo. Alguns casos de sujeito e objeto desviantes do protótipo são analisados. Levanta-se ainda a hipótese de que os alunos terão mais dificuldade em identificar esses casos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BITTENCOURT, Vanda de Oliveira. Da expressão da causatividade no português do Brasil; uma viagem no túnel do tempo. São Paulo: PUC, 1995. (Tese. Doutorado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas).

CHAFE, Wallace. Giveness, Contrastiveness, Definiteness, Subjects, Topics, and Point of View. In: LI, C.N. Subject and Topic. New York: Academic Press, 1976, apud PONTES, Eunice. O tópico no português do Brasil. Campinas: Pontes, 1987.

DECAT, Maria Beatriz Nascimento. Concordância verbal, topicalização e posposição de sujeito. Ensaios de Lingüística. Belo Horizonte : UFMG, n. 9, p. 9-48, dezembro, 1983.

GIVÓN, Talmy. Syntax; a functional-typological introduction. Amsterdam: John Benjamins Publishing, v. I, 1984.

GIVÓN, Talmy. Functionalism and grammar. Amsterdam: John Benjamins Publishing, 1995.

KEENAN, Edward L. Towards a universal definiton of subject. In: LI, C. N. (org.). Subject and topic. New York: Academic Press, 1976, apud PERINI, Mário A. Sintaxe portuguesa; metodologia e funções. São Paulo: Ática, 1989.

LIBERATO, Yara G. A estrutura do SN em português; uma abordagem cognitiva. Belo Horizonte: UFMG, 1997. (Tese Doutorado em Estudos Lingüísticos).

PERINI, Mário A. Sintaxe portuguesa; metodologia e funções. São Paulo: Ática, 1989.

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 1995.

PONTES, Eunice. S. L. Sujeito: da sintaxe ao discurso. São Paulo: Ática, 1986.

PONTES, Eunice. S. L. O tópico no português do Brasil. Campinas: Pontes, 1987.

ROSCH, E. On the internai structure of perceptual and semantic categories. In: MOORE, T. (ed.). Cognitive development and the acquisition oflanguage. New York: Academic Press, 1973 apud GIVÓN, T. Functionalism and grammar. Amsterdam: John Benjamins Publishing, 1995.

ROSCH, E. Human categorization. In: WARREN, N. (ed.). Advances in Cross-Cultural Psychology. London: Academic Press, 1975 apud GIVÓN, T. Functionalism and gram-mar. Amsterdam: John Benjamins Publishing, 1995.

SAID ALI, M. Gramática histórica da língua portuguesa. 6. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1966.

SARAIVA, Maria Elizabeth F. O objeto incorporado em português. Cadernos de Pesquisa. Belo Horizonte: NAPq, UFMG, n. 2, p. 72, janeiro, 1992.

SARAIVA, Maria Elizabeth F. Buscar menino no colégio: a questão do objeto incorporado em português. Campinas: Pontes, 1997.

Téléchargements

Publié-e

1999-03-25

Comment citer

SARAIVA, Maria Elizabeth Fonseca. Notas sobre o conceito de protótipo e suas implicações para o ensino de gramática. Scripta, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 107–113, 1999. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/10279. Acesso em: 30 sept. 2025.

Numéro

Rubrique

Scripta v. 2, n. 4

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s