Dom casmurro - romance, trágico, romântico ou realista
Mots-clés :
Dom Casmurro, Machado de Assis, mal machadiano,Résumé
Dom Casmurro é freqüentemente apresentado como um romance que desenvolve a temática da infidelidade. Outras abordagens otratam como um romance “trágico”, comparável a Em busca do tempo perdido, porém demunido do consolo metafísico que fornece a obra deProust. Propomos aqui uma leitura que mostra como Machado se inscreve na dissolução das estruturas trágicas, segundo a tradição narrativa de Flaubert e de Maupassant. Em vez de focalizar um “antes” idílico, idade de ouro perdida “depois” da descoberta da suposta infidelidade, procuramos mostrar que o “Mal” machadiano se prepara nas constelações da timidez, da moleza dos sentidos e do espírito. Nessa perspectiva, Dom Casmurro é uma versão moderna da temida acedia melancólica e Machado desenha, com um misto de ironia e de ternura, a fisionomía moderna do vício que Dürer fixou na sua famosa litografia “A Melancolia”. No acanhamento tímido desaparece a transgressão positiva ou passional, e no lugar de uma ação fatal surge a entrega passiva ao que é dado – o gosto indulgente da repetição e o ressentimento.Téléchargements
Références
ASSIS, Machado de. Obras completas. Rio de Janeiro: Aguilar, 1994.
SCHOPENHAUER, Arthur. Sämtliche Werke. Leipzig: A. Hübscher, 1938, Bd. 2, S.
SECCHIN, A. C., ALMEIDA, J. M. G de, SOUZA, R. de Melo (Org.). Machado de Assis; uma revisão. Rio de Janeiro:In-Fólio, 1998, p. 127-134.
FREUD. Sämtliche Werke. Frankfurt: Fischer, 1972, v. XIII. “Das Ich und das Es” (O Eu e o id). p. 256-267.
KANT. Crítica da faculdade do juízo. Rio de Janeiro: Forense, 1993.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.