Oralidade letrada e competência comunicativa: implicações para a construção da escrita em sala de aula

Auteurs-es

  • Angela B. Kleiman Unicamp

Mots-clés :

Oralidade, Letramento, Competência comunicativa, Viabilidade

Résumé

Neste trabalho, propõe-se que as práticas orais letradas do professor alfabetizador sejam analisadas segundo o conceito de viabilidade do modelo de competência comunicativa de Hymes (1966). A utilização do modelo de competência comunicativa, com as modificações propostas por Gumperz (1982), é complementada com a noção de gênero de Bakhtin (1953), de forma a construir uma matriz que permita integrar os aspectos sociocognitivos do modelo de Hymes, os aspectos sociointeracionais da noção de conhecimento construído na interação de Gumperz e os aspectos socio-históricos. O conceito de viabilidade no modelo assim ampliado permite encontrar as características partilhadas e a competência comunicativa de duas alfabetizadoras em dois eventos
de letramento que visam à introdução da criança nas práticas de uso da escrita, na superfície, extremamente diferentes.



Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BAKHTIN, Mikhail M. Estética de la creación verbal. México: Siglo Veintiuno, 1982 [1953]. El problema de los géneros discursivos, p. 248-293.

BARTON, David. Literacy; an introduction to the ecology of written language. Oxford/Cambridge: UK/ Blackwell, 1994.

BORTONI, Stella M. Situações dialógicas assimétricas. Implicações para o ensino. Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas, n. 12, p. 1-10, jul./dez. 1988.

CAZDEN, Courtney B. Contributions of the Bakhtin circle to ‘communicative competence’, Applied Linguistics, v. 10, n. 2, p. 116-127, 1989.

COSTA, Deborah C. P. A construção de gêneros secundários na educação infantil: a emergência dos gêneros notícia e verbete. Campinas: Universidade de Campinas, 2001. (Dissertação, Mestrado em Lingüística).

CUNHA, Luciana M. Sobre a competência comunicativa: uma descrição das práticas interacionais de uma comunidade rural brasileira. Brasília: Universidade Federal de Brasília, 2000. (Dissertação, Mestrado em Lingüística).

DUBIN, Fraida. Situating literacy within traditions of communicative competence. Applied Linguistics, v. 10, n. 2, p. 172-181, 1989.

ERICKSON, Frederick. Classroom discourse and improvisation: relations between academic task sructure and social participation structure in lessons. In: WILKINSON, L. C. (Org.). Communicating in the classroom. New York: New York Academic Press, 1982.

ERICKSON, Frederick; SHULTZ, J. When is a context? Some issues and methods in the analysis of social competence. In: GREEN, J.; WALLAT, C. (Ed.) Ethnography and language in educational settings. Norwood: Ablex Press, 1981.

FIRTH, J. R. The tongues of men and speech. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, 1966 [1937]. The tongues of men. p. 1-138.

GOFFMAN, Erving. Frame analysis: an essay on the organization of experience. York: The Maple Press, 1974.

GUMPERZ, John J. The linguistic bases of communicative competence. In: TANNEN, Deborah (Org.). Analyzing discourse: text and talk. Washington: Georgetown University Press, 1982. p. 323-334.

HEATH, Shirley B. Ways with words: language, life and work in communities and classrooms. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

HYMES, Dell. On communicative competence. In: PRIDE, J. B.; HOLMES, J. (Org.) Sociolinguistics. Harmondsworth: Penguin Books, 1972 [1966]. p. 269-293.

HYMES, Dell. Foundations in sociolinguistics: an ethnographic approach. Philadelphia.: University of Pennsylvania Press, 1974.

HYMES, Dell. Towards ethnographies of communication: the analysis of communicative events. In: GIGLIOLI, Pier Paolo (Org.). Language and social context: selected readings. Harmondsworth: Penguin Books, 1980. p. 211-44.

KLEIMAN, Angela B. A construção de identidades em sala de aula: um enfoque interacional. In: SIGNORINI, Inês. (Org.). Língua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 267-302.

KLEIMAN, Angela B. O papel da análise da interação no contexto de formação da alfabetizadora: respostas prontas, perguntas por fazer. In: KLEIMAN, Angela B.; SIGNORINI, Inês (Org.). O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 193-209.

LOPES, Iveuta de Abreu. O processo interacional em sala de aula: um estudo comparativo em dois grupos sociais. Brasília: Universidade Federal de Brasília, 1989. (Dissertação, Mestrado)

MAINGUENEAU, Dominique. Les termes clés de l’analyse du discours. Paris: Éditions du Seuil, 1996.

MATENCIO, Maria de Lourdes M. Estudo da língua falada e aula de língua materna: uma abordagem processual da interação professor/alunos. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

MEC (SEF). Parâmetros curriculares nacionais – 1o e 2o ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: SEF/MEC, 1998.

ROJO, Roxane H. R. Agir, obedecer e as formas de dizer a ação: as interações familiares na construção das ações, da linguagem e do sujeito social. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 15, n. 2, p. 237-267, 1999.

WIDDOWSON, H. G. Knowledge of language and ability for use. Applied Linguistics, v. 10, n. 2, p. 128-137, 1989.

Téléchargements

Publié-e

2002-10-28

Comment citer

KLEIMAN, Angela B. Oralidade letrada e competência comunicativa: implicações para a construção da escrita em sala de aula. Scripta, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 23–38, 2002. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/12447. Acesso em: 8 août. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s