Henriqueta Lisboa: a memória do vivido/imaginação do transcendente
Mots-clés :
Henriqueta Lisboa, Poesia, Memória, Transcendência.Résumé
São raros na poesia de Henriqueta Lisboa os traços de uma experiência pessoal (ou “biografemas”), uma vez que sua obra perseguiu sempre “de modo pertinaz e intensivo, a essência do ser, a substância do que é vital.” Apesar disso, Henriqueta foi uma poeta de seu tempo, quer por sua concepção de poesia, de tradição neo-simbolista, marca de toda uma geração, quer pela troca intelectual exercida com escritores de sua época. Silenciando a memória do vivido, cria em sua poesia uma imaginação do transcendente, como legado de infinito e de beleza.
Téléchargements
Références
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1973.
ANDRADE, Mário de. Querida Henriqueta – cartas de Mário de Andrade a Henriqueta Lisboa. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1990.
LISBOA, Henriqueta. Obra completa. Poesia Geral. São Paulo: Duas Cidades, 1985.
LISBOA, Henriqueta. Vivência poética. Belo Horizonte: Ed. São Vicente, 1979.
MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.
MOURA, Emílio. Itinerário poético. Poemas reunidos. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1969.
PAZ, Octavio. Os filhos do barro: do Romantismo à Vanguarda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.