Língua, literatura e ensino na perspectiva do discurso

Auteurs-es

  • Diana Luz Pessoa de Barros

Mots-clés :

Semiótica discursiva, Texto literário, Análise narrativa e discursiva, Semi-simbolismo, Percepção estética.

Résumé

As intersecções entre língua, literatura e ensino passam pelos estudos do discurso. Neste texto, são abordados quatro aspectos da relação entre os estudos do discurso, na perspectiva da semiótica discursiva e o exame do texto literário: a análise narrativa e discursiva do texto literário; o semi-simbolismo na relação entre o plano de expressão e o plano de conteúdo; a questão da percepção estética e dos efeitos estéticos no texto literário, e muito de passagem, as relações entre o texto literário e o contexto sociohistórico.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

FLOCH, Jean-Marie. Petites mythologies de l’oeil et de l’esprit. Paris-Amsterdã: Hadés-Benjamins, 1985.

GREIMAS, Algirdas Julien. De l’imperfection. Paris: Pierre Fanlac, 1987.

MELLO NETO, João Cabral de. Rios sem discurso. In: MELLO NETO, João Cabral de. Antologia poética. 3. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1975. p. 23.

MELLO E SOUZA, Antonio Candido de. A personagem do romance. In: MELLO E SOUZA, Antonio Candido de; et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1976. p. 51-80.

Téléchargements

Publié-e

2004-03-18

Comment citer

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Língua, literatura e ensino na perspectiva do discurso. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 33–40, 2004. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/12540. Acesso em: 9 sept. 2025.