Língua, literatura e ensino na perspectiva do discurso
Mots-clés :
Semiótica discursiva, Texto literário, Análise narrativa e discursiva, Semi-simbolismo, Percepção estética.Résumé
As intersecções entre língua, literatura e ensino passam pelos estudos do discurso. Neste texto, são abordados quatro aspectos da relação entre os estudos do discurso, na perspectiva da semiótica discursiva e o exame do texto literário: a análise narrativa e discursiva do texto literário; o semi-simbolismo na relação entre o plano de expressão e o plano de conteúdo; a questão da percepção estética e dos efeitos estéticos no texto literário, e muito de passagem, as relações entre o texto literário e o contexto sociohistórico.
Téléchargements
Références
FLOCH, Jean-Marie. Petites mythologies de l’oeil et de l’esprit. Paris-Amsterdã: Hadés-Benjamins, 1985.
GREIMAS, Algirdas Julien. De l’imperfection. Paris: Pierre Fanlac, 1987.
MELLO NETO, João Cabral de. Rios sem discurso. In: MELLO NETO, João Cabral de. Antologia poética. 3. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1975. p. 23.
MELLO E SOUZA, Antonio Candido de. A personagem do romance. In: MELLO E SOUZA, Antonio Candido de; et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1976. p. 51-80.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.