"Eis o malandro na praça outra vez": a fundação da discursividade malandra no Brasil dos anos 70
Mots-clés :
Malandragem, Metáfora política, Cultura popular, Estrutura narrativaRésumé
A malandragem é um dos fenômenos sociais mais tradicionais e populares no Brasil. Ao lado das imagens do "país do samba", "do futebol" e "do carnaval", pode-se mesmo falar de uma "cultura da malandragem" no Brasil. Mas, curiosamente, essa cultura tem merecido ainda pouca atenção dos cientistas sociais. Nos anos 70 a malandragem adquiriu o status de problema sociológico na medida em que, por meio dela, se buscava compreender a estrutura e a dinâmica da sociedade brasileira. Nesse período, importantes interpretações foram elaboradas sendo, hoje, consideradas clássicas. Ao conjunto dessas interpretações chamo de "sociologia da malandragem". A compreensão da eficácia simbólica do discurso sociológico sobre a malandragem nos anos 70, longe de ser única e exclusivamente uma resposta metafórica ao fechamento político imposto pelo Golpe Militar de 64, exige que se considere não só o contexto no qual esse discurso é produzido mas, sobretudo, o próprio discurso sociológico sobre a malandragem.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.