O leitor e o espectador nas malhas da ficção de Ressurreição, A mão e a luva e Helena.
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n37p203Mots-clés :
Machado de Assis, Ficção, Contexto socioestético, Remissões intertextuais, Ressurreição, A mão e a luva, Helena.Résumé
O artigo analisa os romances Ressurreição, A mão e a luva e Helena, publicados por Machado de Assis, entre 1872 e1876 e cuja diegese abrange o período que vai de 1850 a 1862, para apreender significações que a menção a autores, obras literárias, espetáculos teatrais e musicais agregam às narrativas e para abstrair a representação da sociedade brasileira que essas referências instalam. Elas convidam o receptor a transcender a história narrada para participar das reflexões do escritor sobre o contexto socioestéticoe a integrar a ficção ao mundo do real; simultaneamente, revelam a importância das experiências de Machado de Assis como leitor e espectador na produção de seus textos.
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Références
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