Machado de Assis: cerzidor de textos
Keywords:
Tu só, tu, por amor..., Machado de Assis,Abstract
Este texto tem por objetivo demonstrar os conceitos de interdisciplinaridade e intertextualidade a partir da análise da peça Tu só, tu, por amor... escrita por Machado de Assis. Embora esses termos literários possam estar bastante assimilados, o enfoque aqui buscado revela ou desvela a atuação do escritor brasileiro em uma de suas atividades literárias menos apreciadas pela crítica machadiana - a de dramaturgo.Downloads
References
ARAÚJO, Evandro. Interdisciplinaridade é desafio maior da Ciência. Jornal da UFMG, Belo Horizonte, n. 3, p. 7, ago. 1997.
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Teatro. Rio de Janeiro: W. M. Jackson, 1952, v.19, 429p. (Obras Completas de Machado de Assis, v. 19). Tu só, tu, puro amor. .. , p. 237-278.
CACCIAGLlA, Ma rio. Pequena história do teatro no Brasil. Trad. Carla de Queiroz. São Paulo: Edusp, 1986.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 7. cd. Belo Horizonte: Itatiaia, 1993. 2v.
CARDOSO, Marília Rothier. Do palco à página: um espetáculo entre aspas. In: SIMPÓSIOS DE LITERATURA COMPARADA, 1/2., 1987, Belo Horizonte. Anais ... Belo Horizonte: Ed. UPMG, 1987, v. 1, p. 412-418.
DÄLLENBACH , Lucien. lntertexto e autotexto. Trad. Clara Crabbé Rocha. lntertextualidades - Revista de Teoria e Análises Literárias, Coimbra: Almedina, n. 27, p. 51-76, 1979.
ENCYCLOPEDIA E DICCIONARIO INTERNACIONAL. Rio de Janeiro: W. M. Jackson, [19--]. v. 4, p. 2.035.
FERREIRA, Eliane Fernanda Cu n ha. Machado de Assis sob as luzes da ribalta. São Paulo: Editorial Cone Sul, 1998.
GIL VICENTE. Obras completas. 6. cd. Lisboa: Sá da Costa, 1978.
GUINSBURG, J., RIBEIRO, Maria Augusta H . W. A consciência do espetáculo no espetáculo da consciência. In: SILVA, Armando Sérgio (Org.). Diálogos sobre teatro. São Paulo: EDUSP, 1992, p. 203-2 14.
JACKSON, David K. Madness in a Tropical Manner. Book Review The New York Times, 22 fev., 1998. Suplemento Literário.
LAURENT, Jenny. A estratégia da forma. Trad. Clara Crabbé Rocha. Intertextualidades - Revista de Teoria e Análises Literárias, Coimbra: Almedina, n. 27, p. 5-49, 1979.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. Trad. José Teixeira Coelho Neto. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1995.
PEIXOTO, Afrânio. O s Lusíadas. São Pau lo: W. M. Jackson, 1970. Prefácio. 427p., p. VXXIII. (Clássicos Jackson, n. 7).
PERRONE-MOISÉS, Leyla. A intertextualidade crítica . Trad. Clara Crabbé Rocha. Intertextualidades - Revista de Teoria e Análises Literárias. Coimbra: Almedina, n. 27, p. 209-230, 1979.
PINTO, Júlio. 1, 2, 3 da semiótica básica. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1995.
PONTES, Joel. Machado de Assis e o teatro. Rio de Janeiro: Campanha Nacionai de Teatro e MEC, 1960.
RIBEIRO, Maria Augusta H. W Machado de Assis; um teatro de figuras controversas. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 1989. (Tese, Doutorado em Ciências da Comunicação).
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985.
SCHWARZ, Roberto. Que horas são? Ensaios. São Paulo: Cia das Letras, 1987. p. 165- 178.
ZUMTHOR, Paul. A encruzilhada dos "rhétoriques"- intertextualidade e retórica. Trad. de Clara Crabbé Rocha. lntertextualidades - Revista de Teoria e Análises Literárias, Coimbra: Almedina, n. 27, p. 109- 146, 1979.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.