Contemporaneidade e construção de conhecimento na área de estudos lingüísticos
Keywords:
Mudanças sociais contemporâneas, Hibridismo teórico-metodológico, Questionamento de neutralidade e objetividade, Ética.Abstract
Aquestão central deste trabalho se refere à necessidade de a área de estudos lingüísticos se familiarizar com a grande ebulição que está sendo vivida nas Ciências Humanas e Sociais, principalmente, quando muitos pesquisadores nesses campos têm cada vez mais reconhecido a relevância da linguagem para compreender a vida social contemporânea e têm oferecido intravisões singulares sobre o discurso. Grande parte dessa ebulição se explica por uma série de mutações experienciadas na vida contemporânea que requerem teorias e metodologias novas e que, portanto, põem em xeque modos de produzir conhecimento que não dão conta dessas mudanças. Além disso, falase, cada vez mais, sobre hibridismo teórico-metodológico, sobre o fim do ideal de neutralidade e objetividade na produção do conhecimento, sobre a obrigação de questionar todas as práticas sociais do ponto de vista ético (inclusive aquelas de pesquisa) e sobre a responsabilidade para com os outros.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1979/2000.
BAUMAN, Zygmunt. Intimations of postmodernity. Londres: Routledge, 1992.
BODILY, Christopher L. Ageism and the deployment of ‘age’: a constructionist view. In: SARBIN, Theodor R.; KITSUSE, John. I. (Org.). Constructing the social. Londres: Sage, 1994. p. 174-194.
BRONCKART, Jean-Paul; CLÉMENCE, Alain; SCHNEUWLY, Berna; SCHURMANS, Marie-Noëlle. Reshaping humanities and social sciences: a vygotskian perspective. Swiss Journal of Psychology, Berna, n. 55, p. 74-83, 1996.
CANCLINI, Nestor G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 1997.
COPE, Bill; KALANTZIZ, Mary (Eds.). Multiliteracies. Literacy learning and the design of social futures. Londres: Routledge, 2000.
DAVIES, Alan. An Introduction to Applied Linguistics: from practice to theory. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.
DENZIN, Norman. K. Interpretive ethnography. Ethnographic perspectives for the 21st century. Londres: Sage, 1997.
FOUCAUL T, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
GEE, James. Postmodernism and literacies. IN: LANKSHEAR, Colin; McLAREN, Peter (Eds.). Critical literacy, politics, praxis and the postmodern. Albany/NY: State University of New York Press, 1993.
GERGEN, Kenneth. The social constructionist movement in modern psychology. American Psychologist, n. 40, v. 3, p. 266-275, 1985.
GRUZINSKI, Serge. O pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
HOOKS, Bell. Teaching to transgress. Education for the practice of freedom. New York: Routledge, 1994.
KLEIN, JULIE T. Interdisciplinarity. History, theory and practice. Detroit: Wayne State University Press, 1990.
LOPES, ADRIANA C. Narrativas das adolescentes em conflitos com a lei. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade Nacional de Brasília.
LOPES, Luiz Paulo Moita. Identidades fragmentadas. A construção discursiva de raça, gênero e sexualidade na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2002.
LOPES, Luiz Paulo Moita (Org.). Discursos de identidades. Discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
MIGNOLO, Walter D. The Darker side of the renaissance: literacy, territoriality and colonization. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1995.
PENNYCOOK, Alastair. Critical applied linguistics: a critical introduction. London: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. National languages as flags of allegiance; or the Linguistics that failed us: a close at the emergent linguistic chauvinism in Brazil. Journal of Language & Politics, n. 1, v. 1, p. 115-147, 2002.
RAMPTON, Ben. Continuity and change in view of society in Applied Linguistics. Kings College, Londres, 2002, (mimeo).
ROMAN, Leslie G. White is a color! White defensiveness, post-modernism, and antiracist pedagogy. In: McCARTHY, Cameron; CRICHLOW, Warren (Org.). Race, identity and representation in education. London: Routledge, 1993.
ROSENAU, Pauline M. Post-Modernism and the social sciences. Insights, inroads and intrusions. Princeton: Princeton University Press, 1992.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2000.
SEMPRINI, Andrea. Multiculturalismo. Bauru: Edusc, 1999.
VENN, Couze. Occidentalism, modernity and subjectivity. Londres: Sage, 2000.
WENGER, Etienne. Communities of practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
WERTSCH, James. Voices of the mind. Cambridge/Mass.: Harvard University Pres,
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.