A literatura se ensina?
Keywords:
Literatura e ensino, Circulação dos saberes, Maternagem.Abstract
Não sei se, na verdade, se ensina literatura. Mas qualquer coisa que se parecer com isto – ensinar literatura – tem que nascer de uma vibração conjunta de quem mostra e de quem vê pela primeira vez. Caminhar junto e descobrir sempre que as malhas do texto são infinitas. Venho portanto falar de sala de aula e de seminário, de circulação de saberes e de desejos, de uma atenção ao corpo sensível do texto que deve impactar, comprometer a linearidade da percepção, desalojar os sentidos prévios, encantar, seduzir, entendida a palavra em seu sentido primeiro de desviar do caminho. Venho falar de uma fala sem autoritarismo que, para lembrar Barthes no seu belíssimo ensaio – “Au séminaire” (no Seminário ou para o Seminário, como se quiser, nessa deliciosa anfibologia da preposição francesa) – é basicamente maternal. A maternagem, segundo Barthes, é essa forma generosa de ensinar em que a mãe não se põe a explicar ao filho como se anda; também não anda na frente para que ele a imite, simplesmente se afasta, abre os braços e espera. Será talvez esta uma possível forma de ensinar literatura.
Downloads
References
HELDER, Herberto. Os passos em volta. Lisboa: Assírio e Alvim, 1977.
MANGUEL, Alberto. Uma História da Leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.