Guimarães Rosa e Mia Couto, contradições da herança: a língua portuguesa como língua metafísica na criação literária

Autores/as

  • Ilza Matias de Sousa

Palabras clave:

Guimarães Rosa, Mia Couto, Língua metafísica, Tutaméia, Estórias abensonhadas.

Resumen

Segundo Guimarães Rosa “a língua é a única porta para a eternidade, mas infelizmente ela está oculta debaixo da montanha de cinza”. Minha intenção, nesta abordagem, é aproximar essa concepção rosiana ao trabalho de Mia Couto, estudando comparativamente o discurso ficcional desses fabulistas singulares, para estabelecer os elementos que fazem da linguagem exercida por cada um deles uma língua metafísica. Meu procedimento de análise será circunscrito às seguintes obras respectivamente: Tutaméia (Terceiras estórias), do autor brasileiro e Estórias abensonhadas, do autor de literatura africana, a fim de mostrar que em ambos a língua portuguesa inventa uma metafísica própria. 

 

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Citas

COUTO, Mia. Estórias abensonhadas: contos. Lisboa: Caminho, 1994.

BOURDIEU, Pierre. As contradições da herança. Trad. Enid Abreu Dobranzsky. LINS, Daniel (Org.). Cultura e subjetividade: saberes nômades. Campinas: Papirus, 1997.

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Publicado

2003-10-15

Cómo citar

SOUSA, Ilza Matias de. Guimarães Rosa e Mia Couto, contradições da herança: a língua portuguesa como língua metafísica na criação literária. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 286–294, 2003. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/12526. Acesso em: 20 oct. 2025.

Número

Sección

Dossiê: Literaturas africanas de língua portuguesa