POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA: QUESTÕES CANDENTES

  • Susana Scherer Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Políticas públicas educacionais; trabalho docente e escola; performatividade e gerencialismo.

Resumo

Este estudo objetiva analisar as políticas educacionais e aferir algumas de suas implicações sobre o trabalho docente na escola pública brasileira. Abrange um olhar multidimensional sobre a docência, no âmbito das questões globais (do Estado e das políticas educacional), reconhecendo as inferências de cunho neoliberal, sustentadas na ideia de Nova Gestão Pública (NGP), e nos mecanismos de gerencialismo e performatividade. Os resultados da pesquisa reconhecem a presença da NGP e do gerencialismo na educação nacional, principalmente, através de avaliações externas e em larga escala com estudantes e docentes como ferramentas para medir a qualidade educacional, metas e desempenhos como princípios via Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e ações no campo da formação e seleção de professores assim como da avaliação daqueles professores já atuantes nas escolas, repercutindo em mudanças sensíveis com a construção de um perfil de professor orientado pela performatividade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Scherer, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mestre e Licenciada em Educação Física UFPel. Realizou Estágio Doutoral na Universidade do Minho - Portugal com supervisão do Prof. Licínio Lima. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas e Políticas Educacionais.

Publicado
07-07-2021
Como Citar
Scherer, S. (2021). POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA: QUESTÕES CANDENTES. @rquivo Brasileiro De Educação, 9(18), 100-124. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p100-124