Propagandas religiosas na era do marketing: comparação entre as campanhas da Catholics Come Home e da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013

Comparison between the Catholics Come Home and World Youth Day Rio 2013 campaigns.

  • Caio Barbosa Nascimento Universidade Federal da Bahia

Resumo

 Esse artigo se ocupa em examinar o modo como duas propagandas audiovisuais vinculadas à religião Católica se adéquam, ou tensionam, as práticas, conceitos e metas estabelecidas na tradição do marketing católico; que tem se afirmado como uma das principais formas de midiatização religiosa na atualidade. Para tanto, apresentamos em breve panorama da relação do catolicismo com formatos expressivos em momentos históricos, culturais e tecnológicos distintos. Metodologicamente, realizamos uma análise qualitativa do conteúdo dessas peças publicitárias a partir da categoria de marketing católico. A partir dela foi possível tematizar os elementos que compõem ambas as narrativas e compará-las entre si. Concluímos que mais que mero uso instrumental dos meios de comunicação, a apropriação das técnicas e recursos do marketing evidencia uma nova etapa nas estratégias católicas de evangelização na mídia na sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Caio Barbosa Nascimento, Universidade Federal da Bahia
Doutorando e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (POSCOM-UFBA). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atuou como jornalista e assessor de comunicação em jornais e empresas na Bahia e no Espírito Santo. É membro do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC-UFBA). Os interesses de pesquisa concentram-se nos temas de: Audiovisualidades e propagandas audiovisuais; Experiência; Cultura pop, Mídia e religião; Historicidade dos processos comunicacionais; Relação entre estética e política.
Publicado
20-07-2020
Seção
ARTIGOS