Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto em português, inglês, francês ou espanhol deve ser inédito em revista nacional. Se estiver sendo avaliado por outra revista, justificar em "Comentários à Equipe Editorial". Textos previamente publicados em anais podem ser submetidos desde que a informação também esteja sinalizada à equipe editorial.
  • Pessoas autoras que não tiveram artigo aceito para publicação ou publicado na Dispositiva nos últimos dois anos;
  • Pessoas autoras devem preencher os metadados relativos à submissão, incluindo os dados individuais (e-mail, ORCID, Instituição, biografia), palavras-chave (em português e inglês) e agências de fomento, quando pertinente.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF e foi criado a partir de template disponível nesta página.
  • O tamanho para artigos, entrevistas e traduções é de, no máximo, 55 mil caracteres com espaços, incluindo resumos e referências bibliográficas. As resenhas podem ter até 35.000 caracteres com espaço.
  • O texto deve ser formatado em Arial, corpo 12, espaço 1,5, cor preto (Automático), justificado, com recuo de 1,25 cm na primeira linha do parágrafo. Para destaques, o texto emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL) e as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, na forma de anexos.
  • Devem ser incluídas URLs clicáveis para as referências, sempre que possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Pessoas Autoras.
  • Artigos devem seguir as orientações para elaboração de artigo científico conforme NBR 6022:2018 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) disponível no site da Biblioteca da PUC Minas / Guia Completo ABNT.
  • Para garantir a avaliação duplo-cega pelos pares, as pessoas autoras devem seguir as instruções disponíveis nesta página.

Diretrizes para Autores

  1. O texto em português, inglês, francês ou espanhol deve ser inédito em revista nacional. Se estiver sendo avaliado por outra revista, justificar em "Comentários à Equipe Editorial". Textos previamente publicados em anais podem ser submetidos desde que a informação também esteja sinalizada à equipe editorial;
  2. Artigos completos, entrevistas e traduções devem ter até 55 mil caracteres com espaço, incluindo elementos pré e pós-textuais (título, autoria, resumo, palavras-chave e referências bibliográficas). Resenhas podem ter até 35.000 caracteres, com espaço, incluindo elementos pré e pós-textuais (título, autoria, resumo, palavras-chave e referências bibliográficas);
  3. O documento deve ser formatado em arquivo de template de Word disponível neste site, com margens superior e inferior de 3 cm e esquerda e direita de 2 cm, todo redigido em espaço 1,5. É obrigatório seguir todos os estilos indicados no template da Dispositiva disponível nesta página de Diretrizes para Pessoas Autoras:

3.1 Título do artigo na língua original em Arial Narrow, tamanho 16, cor preta (Automático), em negrito, centralizado. Confira no template as orientações sobre tamanho ideal de títulos;

3.2 Subtítulo opcional na língua original na linha abaixo do título, em Arial Narrow, tamanho 12, cor preta (Automático), centralizado. Confira no template as orientações sobre tamanho ideal de subtítulos;

3.3 À direita, nome completo da pessoa autora (ou pessoas autoras, quando houve coautoria) em Arial Narrow, 14, somente a primeira letra em maiúscula. Em nota de rodapé, indicar: Titulação, instituição (vínculo atual, por extenso, seguido de sigla entre parênteses), e-mail para contato, link para ORCID, link para currículo Lattes. Para garantir o processo de avaliação duplo-cega por pares, essas informações não devem ser inseridas no manuscrito submetido, apenas nos metadados da Revista;

3.4 O resumo deve vir em Arial 11 com até 10 linhas, seguido de três a cinco palavras-chave separadas por ponto e vírgula. Ao final do artigo, após as referências bibliográficas, deve ser incluída tradução para o inglês (Abstract e Keywords) na mesma formatação.

3.5 A Introdução e os títulos de seção não devem ser numerados, e devem ser inseridos em fonte Arial Narrow, tamanho 14, negrito, cor preta (Automático). A pessoa autora pode nomear cada seção como achar melhor, mas recomenda-se que não use mais do que uma linha.

3.6 O corpo do texto deve ser apresentado em fonte Arial 12, justificada, com recuo de 1,25 na primeira linha de cada parágrafo, na cor preta (Automático). Citações curtas (até três linhas) devem ser inseridas no texto, entre aspas. Citações de mais de 3 linhas devem ser inseridas em fonte Arial 11, espaçamento simples, recuados em 4 cm à esquerda;

  1. O padrão editorial obedecerá às prescrições da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conforme disposto no manual de Orientações para Elaboração de Artigo Científico produzido pela Biblioteca da PUC Minas, disponível em: ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO;
  2. A Comissão Editorial reserva-se o direito de alterar os originais com o fim de condicioná-los a essas e outras normas de seu padrão editorial.

Clique aqui para fazer download do template da Revista Dispositiva.

 

Garantindo a avaliação cega por pares:

Os trabalhos submetidos à Dispositiva passam por um processo inicial de desk review em que é avaliado o cumprimento ao critério de submissão, em um processo de pré-avaliação.

Na sequência, os artigos são encaminhados pela equipe editorial a pelo menos duas (2) pessoas pareceristas ad hoc que tenham experiência no campo da temática do artigo. Quem avalia procede às avaliações dos trabalhos em sistema de duplo-cego ou Double Blind Review.

As pessoas autoras recebem os pareceres com recomendações que podem ser de: 1) aceite sem correções; 2) correções obrigatórias; 3) rejeição de artigo; 4) sugestão de nova submissão ou 5) sugestão de submissão a outro periódico. O grupo da equipe editorial científica, juntamente com o Comitê Científico, formam a instância deliberativa sobre casos excepcionais.

Para assegurar a integridade da avaliação cega por pares, antes de submeter seu texto à Dispositiva, tome todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade da autoria e das coautorias do trabalho (se houver). Considere este rápido check-list para ajustes do documento:

  1. Citações diretas autorreferentes (autoria ou coautoria) devem ser descaracterizadas;
  2. As citações autorreferentes (autoria ou coautoria) devem ser atribuídas à "Autoria, ano";
  3. Os títulos dos artigos autorreferentes (autoria ou coautoria) não devem constar nas referências. Deve constar apenas "Autoria, ano";
  4. Nomes das autorias ou das coautorias em notas de rodapé devem ser substituídos por "Autoria, ano";
  5. Marcas como grupos de pesquisa, filiação universitária e outras questões do tipo devem ser anonimizadas;
  6. Em documentos do Microsoft Office, a identificação da pessoa autora deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar;
  7. Em PDFs, os nomes das pessoas autoras também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

Caso julgue necessário, para que o artigo não perca coerência, as alterações solicitadas acima podem ser apontadas em notas de rodapé como "alteração realizada para garantir a avaliação cega por pares".

 

Fluxo Editorial

Todos os artigos submetidos a partir de 2025 passam a obedecer às seguintes etapas do fluxo editorial:

1) DESK REVIEW

Os artigos submetidos à Dispositiva são previamente avaliados em um processo de Desk Review que contempla:

  1. Avaliação dos artigos para identificação de plágio ou autoplágio, usando a ferramenta Plagium. A partir dos resultados, a comissão editorial avalia as informações. Em caso de autoplágio, o máximo permitido é de 50%, desde que devidamente identificado como autocitação. Em caso de ser constatado o autoplágio acima deste valor, o trabalho é rejeitado, acompanhado do relatório que indica o resultado, como parecer para guiar uma nova submissão. Os trabalhos publicados em outros periódicos serão rejeitados;

  2. Verificação de publicação de artigo com a mesma autoria na Dispositiva nos últimos dois anos;

  3. Verificação de conformidade do manuscrito com as condições de submissão do periódico. Os documentos que estiverem fora das condições de submissão da Dispositiva serão retornados para ajustes, antes da rejeição do texto. Será dado às autorias um prazo de duas semanas para retorno e ajustes no texto. Ultrapassado este prazo, a submissão será rejeitada.

2) AVALIAÇÃO DA EQUIPE EDITORIAL

A equipe de Editoria Acadêmica irá avaliar aspectos de qualidade científica dos manuscritos aprovados no Desk Review a fim de encaminhar, para a avaliação por pares, os artigos que tragam contribuições significativas para a área. Caso seja necessário, pessoas do Conselho Científico serão acionadas nesta etapa, para embasar as decisões da equipe editorial.

Na avaliação da equipe Editorial Acadêmica serão observados os seguintes pontos do manuscrito: 

  • A qualidade textual do manuscrito;
  • A relevância do tema e contribuição para o campo da Comunicação Social;
  • A adoção de referencial teórico consistente e atualizado;
  • O emprego de metodologia adequada para a compreensão da pesquisa;
  • A apresentação de dados analisados de forma compreensível, ainda que não sejam disponibilizados;

Aprovados nesta etapa, os artigos são encaminhados para a avaliação por pares de pareceristas que não pertencem à Equipe Editorial da Dispositiva em sistema de duplo-cego ou Double Blind Review.

3)  AVALIAÇÃO POR PARES

Os artigos são encaminhados pela equipe editorial para a avaliação de, pelo menos duas pessoas (2) pareceristas ad hocque que tenham experiência no campo da temática do artigo. As pessoas avaliadoras procedem às avaliações dos trabalhos em sistema de duplo-cego ou Double Blind Review.

O processo de avaliação deve considerar:

  • A qualidade textual do manuscrito;
  • A relevância do tema e contribuição para o campo da Comunicação Social;
  • A adoção de referencial teórico consistente e atualizado;
  • O emprego de metodologia adequada para a compreensão da pesquisa;
  • A apresentação de dados analisados de forma compreensível, ainda que não sejam disponibilizados;
  • A discussão dos resultados da pesquisa, ainda que parciais, de forma coerente aos objetivos do manuscrito e o problema de pesquisa.

O Código de Ética da Dispositiva deve ser a base para o trabalho de avaliação das pessoas pareceristas. O documento pode ser acessado neste link.

Caso não haja decisão comum entre as duas primeiras avaliações, uma terceira pessoa parecerista é selecionada para a avaliação do trabalho em sistema de duplo cego ou Double Blind Review.

A partir das avaliações, a Equipe Editorial toma uma decisão sobre a avaliação e disponibiliza às pessoas autoras a recomendação sobre o texto. São enviados os pareceres e a recomendação final, que pode ser de: 

  1. aceite sem correções: quando o artigo segue para as próximas etapas editoriais;
  2. correções obrigatórias: quando será necessária a realização de correções no texto, com base nas indicações dos pareceres; 
  3. rejeição de artigo: quando o texto tem o processo editorial interrompido e a submissão é rejeitada;
  4. sugestão de nova submissão : quando as correções no texto indicadas pelo parecer demandam um volume significativo de ajustes, sinalizando a necessidade de nova submissão, submetendo o texto ao reinício dos processos editoriais;
  5. sugestão de submissão a outro periódico: quando os pareceres indicam que o texto submetido não tem aderência ao foco e ao escopo da Dispositiva. 

O grupo da equipe editorial científica, juntamente com o Comitê Científico, formam a instância deliberativa sobre casos excepcionais.

No caso de “correções obrigatórias”, estas serão submetidas a nova rodada de avaliação, que poderá considerar qualquer uma das opções de recomendação apresentadas anteriormente. 

4) REVISÃO GRAMATICAL E ORTOGRÁFICA

Os manuscritos aprovados passam pelo processo de revisão para padronização às normas da revista. Nesta etapa, o texto revisado será encaminhado às autorias com marcas de revisão para a aprovação.

5) DIAGRAMAÇÃO

Os artigos revisados seguem para a fase de diagramação. O texto diagramado será enviado às autorias, em versão preliminar, para aprovação.

6) PUBLICAÇÃO EM FLUXO CONTÍNUO

Concluídas todas as etapas, o artigo será publicado no número em curso da revista no semestre. Os números da Dispositiva começam a ser publicados em janeiro e em julho e sua publicação estará completa nos meses de junho e dezembro.

O tempo médio de avaliação dos artigos na Dispositiva é de 128 dias. Mais informações sobre o tempo médio de avaliação para cada ano da revista estão disponíveis neste endereço.

ARTIGOS DE TEMA LIVRE

Artigos devem ter até 55 mil caracteres com espaço, incluindo elementos pré e pós-textuais (título, autoria, resumo, palavras-chave e referências bibliográficas). O documento deve ser formatado em arquivo de template de Word disponível neste site, com margens superior e inferior de 3 cm e esquerda e direita de 2 cm, todo redigido em espaço 1,5. É obrigatório seguir todos os estilos indicados no template da Revista Dispositiva disponível na página de Diretrizes para Pessoas Autoras.

TRADUÇÃO

Seção destinada a receber texto inédito em português que contribua com reflexões relacionadas ao campo comunicacional em suas variadas vertentes. Traduções podem ter até 55 mil caracteres com espaço, incluindo elementos pré e pós-textuais (título, autoria, resumo, palavras-chave e referências bibliográficas). O documento deve ser formatado em arquivo de template de Word disponível neste site, com margens superior e inferior de 3 cm e esquerda e direita de 2 cm, todo redigido em espaço 1,5. É obrigatório seguir todos os estilos indicados no template da Revista Dispositiva disponível na página de Diretrizes para Pessoas Autoras.

ENTREVISTA

Tem o objetivo de  dialogar com pessoas pesquisadoras com atuação de referência em suas áreas. É um espaço  para discussão de ideias que contribuam para a compreensão e análise das produções veiculadas tanto pelos sistemas midiáticos já estabelecidos quanto por outras experiências alternativas de criação e distribuição.

Entrevistas devem ter até 55 mil caracteres com espaço, incluindo elementos pré e pós-textuais (título, autoria, resumo, palavras-chave e referências bibliográficas). O documento deve ser formatado em arquivo de template de Word disponível neste site, com margens superior e inferior de 3 cm e esquerda e direita de 2 cm, todo redigido em espaço 1,5. É obrigatório seguir todos os estilos indicados no template da Revista Dispositiva disponível na página de Diretrizes para Pessoas Autoras.

RESENHA

Acolhe trabalhos críticos sobre publicações recém-lançadas em português, inglês, francês ou espanhol. Espera-se que a pessoa resenhista discuta e aprofunde a reflexão apresentada no trabalho avaliado.

Resenhas podem ter até 35.000 caracteres, com espaço, incluindo elementos pré e pós-textuais (título, autoria, resumo, palavras-chave e referências bibliográficas). O documento deve ser formatado em arquivo de template de Word disponível neste site, com margens superior e inferior de 3 cm e esquerda e direita de 2 cm, todo redigido em espaço 1,5. É obrigatório seguir todos os estilos indicados no template da Revista Dispositiva disponível na página de Diretrizes para Pessoas Autoras.

DOSSIÊ Dramaturgias em/da cena: artes, corpos e comunicação

Este dossiê busca acolher estudos que compreendem tanto as cenas do cotidiano quanto as cenas das diversas produções audiovisuais e artísticas como dotadas de aspectos dramatúrgicos (autoria, texto, direção e cenografia), que são constitutivos das expressões comunicacionais contemporâneas. Cena, nesse sentido, é tanto uma fabulação do tempo e do espaço nos quais atores e atrizes “aparecem” e se fazem ver e ouvir, como também o locus da constituição performática do sujeito político e da partilha política do sensível.

A proposta do dossiê permite refletir sobre quais partilhas políticas e dissensuais do sensível emergem dessas cenas, a partir de experimentações e tensionamentos sobre a própria dinâmica dos dispositivos interacionais, com possibilidades de transformar o campo de pesquisa em comunicação para além dos dispositivos técnicos.

Outras reflexões importantes que podem ser estabelecidas neste dossiê é a experiência estética como aporte teórico-epistemológico, a fabulação (fabulação crítica, afrofabulação, fabulação como trabalho ficcional dissensual) como parte da movimentação da cena, a partilha do sensível e as montagens de cenas a partir de suas singularidades que tornam a cena única, mas, ao mesmo tempo, conectada a vários eventos e processos mais amplos.

Esses elementos constitutivos permitem refletir sobre os variados enlaces da comunicação com o campo dos estudos de performance e suas inflexões sobre os corpos em cena /da cena, sobre os aspectos das direções de arte e mesmo sobre as formas de comunicação que emergem dessas situações.

Editora convidada e editor convidado:
Francine Altheman (ESPM)

Jorge Cardoso Filho (UFRB)

Temas de interesse:
· métodos de estudos das cenas;
· relações entre estética e política nas expressões audio-verbo-visuais;
· fabulações, imaginação e dispositivos de ficcionais;
· mise-en-scene e dramaturgia nos produtos midiáticos;
· políticas do corpo;
· performances e experimentações;
· corpos em / da cena.

Prazo de submissão: Até 23 de março de 2025
Previsão de publicação: Junho de 2025

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.