Sobre a Revista

Dispositiva

Criada em 2012 pelo corpo docente da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, a Dispositiva tornou-se, a partir do segundo semestre de 2022, uma Revista Interinstitucional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC Minas e da UFMG.

Missão: divulgar e fomentar a reflexão de estudos relevantes da área da Comunicação Social, tendo como recorte os processos interacionais e a produção, a circulação e a recepção de sentidos engendrados sobretudo nos/pelos media. Voltada para a comunidade acadêmico-científica e demais pessoas interessadas, a revista recebe artigos, resenhas e traduções que contribuam para o aprofundamento e atualização do debate intelectual da área.

 

Periodicidade

A Dispositiva possui periodicidade semestral. Ao longo do ano, são publicados dois números, integrantes de um volume.

A partir de 2025, a Dispositiva adotou a publicação em fluxo contínuo, iniciando a publicação de artigos das edições em janeiro e em julho. 

Os números completos são publicados nos meses de junho e dezembro.

A Dispositiva publica, ao todo, entre 30 e 35 artigos por ano.

 

Podem publicar na Dispositiva:

  • Pessoas com doutorado completo;
  • Pessoas com doutoramento em curso;
  • Pessoas com mestrado completo;
  • Pessoas com mestrado em curso, graduadas ou com graduação em curso, em coautoria com pessoas com doutorado em curso ou completo.

 

Encargos e custos de Submissão 

A revista não cobra taxa para a submissão de trabalhos nem para a publicação.

 

Política de Acesso Aberto  

A Dispositiva é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para quem a acessa ou sua instituição. As pessoas usuárias têm permissão para ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da editora ou de quem publicou. As citações dos artigos publicados na Dispositiva em referências bibliográficas devem seguir normativas e critérios éticos pertinentes. 

 

Política de Direitos Autorais da revista Dispositiva

Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem à(s) pessoa(s) que produziu(ram) o texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0.

A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se a quem produziu o artigo o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:

  1. Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY-NC-SA 4.0).
  2. Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.

 

Preservação Digital

A revista está na Rede Cariniana, que faz o serviço de Preservação Digital de Periódicos Eletrônicos Brasileiros via LOCKSS.

 

Divulgação Científica

A Dispositiva conta com recursos do Edital 005/2022 – Apoio a ações de divulgação da ciência, da tecnologia e da inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Processo APQ 02807-22, Projeto "Da comunicação à divulgação científica: plataformas de mídias sociais para popularização do conhecimento científico publicado na Revista Dispositiva" (2022 - 2024).

Conta, também, com recursos do edital 008/2023 - Programa de Apoio a Publicações Científicas e Tecnológicas, projeto APQ 04928-23, intitulado "Aperfeiçoamento editorial e novas práticas de editoração e divulgação da revista Dispositiva" (2023 - 2025).

 

Avaliação

A Dispositiva está classificada como Qualis B3 (Coleta 2017-2020) na área Comunicação e Informação.

As avaliações dos artigos são feitas em pareceres duplo-cegos por pessoas pareceristas convidadas. As pessoas autoras recebem os pareceres com recomendações que podem ser de:

  1. aceite sem correções;
  2. correções obrigatórias;
  3. rejeição de artigo;
  4. sugestão de nova submissão;
  5. sugestão de submissão a outro periódico.

O grupo de edição científica, juntamente com o Comitê Científico, formam a instância deliberativa sobre casos excepcionais.

 

Indexação

 

Indicadores

Totais
Total de submissões recebidas: 477 (36/ano)
Taxa de rejeição: 22%
Tempo médio de avaliação: 128 dias

2024
Submissões recebidas: 68
Taxa de rejeição: 39%
Tempo médio de avaliação: 93 dias

2023
Submissões recebidas: 61
Taxa de rejeição: 52%
Tempo médio de avaliação: 128 dias

2022
Submissões recebidas: 49
Taxa de rejeição: 42%
Tempo médio de avaliação: 135 dias

2021
Submissões recebidas: 4
Taxa de rejeição: 0
Tempo médio de avaliação: 113 dias

2020
Submissões recebidas: 56
Taxa de rejeição: 39%
Tempo médio de avaliação: 362 dias

2019
Submissões recebidas: 34
Taxa de rejeição: 21%
Tempo médio de avaliação: 201 dias