Pesquisa de audiências no YouTube: um estudo com base nas métricas do canal de Felipe Neto

Resumo

Este trabalho investiga como se constituem as audiências do canal de Felipe Neto no YouTube de acordo com as métricas de visualização, gostei (likes), não gostei (dislikes) e comentários, acumuladas em oito anos do canal (2010-2018). O método de coleta recorre às ferramentas digitais disponibilizadas pela Digital Methods Iniciative (DMI), o tratamento dos dados é feito por meio de tabelas em Excel, e a visualização conta com o auxílio do Tableau Public. Analisamos a relação entre as métricas e a correspondência de usuários que comentaram nos três vídeos com mais acúmulo de métricas do canal de Neto no período pesquisado. A investigação demonstra que cada vídeo configura audiências próprias, de maneira fragmentada, ampliando e problematizando suas ações diversas de engajamento.

Biografia do Autor

Tiago Barcelos Pereira Salgado, PUC Minas
Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorado sanduíchela pela EHESS (Paris, França). Mestre em comunicação pela UFMG.
Juliana Lopes de Almeida Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Doutoranda em Comunicação pela UFMG. Mestre em Ciência da Informação pela UFMG. Especialista Teaching and Learning in Higher Education – University of Tampere – Finland. Professora de pós-graduação e graduação na PUC Minas e no Centro universitário UNA.

Publicado
20-07-2020
Seção
ARTIGOS