A lógica empresarial na política: intersecção entre campos, práticas e discursos

  • Maria Ivete Trevisan Fossá UFSM
  • Mateus da Cunha Santos UFSM

Resumo

Nos últimos anos, temos presenciado um movimento de empresários ingressando na política. Nesse quadro, a proposta do artigo é analisar de que modo o discurso empresarial se manifesta na política. Com um aporte teórico-metodológico construído a partir do método de Análise do Discurso e teorias sobre o discurso político e o discurso empresarial, analisamos cinco programas eleitorais e três inserções de TV das campanhas eleitorais do empresário João Doria. A análise indicou que marcas linguísticas que remetem ao discurso empresarial foram incorporadas ao discurso eleitoral do candidato, apreendidas pela construção de valores associados à mentalidade empresarial, como o sucesso, a liderança, a inteligência, a competência, a moderação, o altruísmo, a responsabilidade, a inovação e a experiência.

Biografia do Autor

Maria Ivete Trevisan Fossá, UFSM

Professora associada, nível IV, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, com pós-doutorado na Universidade Nacional de Quilmes/Argentina. Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação Institucional e Organizacional/CNPQ.

Mateus da Cunha Santos, UFSM

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em Comunicação Social — Publicidade e Propaganda pela mesma instituição. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Comunicação Institucional e Organizacional/CNPQ.

Publicado
20-07-2020
Seção
ARTIGOS