Prof. Dr. José Luiz Braga: Dispositivos interacionais: lugar para dialogar e tensionar conhecimentos // Interactional devices as places to dialog and to collate knowledge

  • Mozahir Salomão Bruck PUC Minas
  • Eduardo Jesus PUC Minas
Palavras-chave: Dispositivos interacionais, epistemologia da comunicação,

Resumo

Em entrevista aos editores da Dispositiva – Mozahir Salomão e Eduardo de Jesus–, o pesquisador José Luiz Braga fala sobre Dispositivos Interacionais (DI), tema que abordou na XX Compós, em 2011. De natureza pragmática e heurística, os DI, segundo o pesquisador, podem ser entendidos como um lugar de observação, a partir dosquais se pode “reunir alguma variedade de aspectos estudados e conhecidos que permita estudar os sistemas de relações – que podem variar conforme circunstâncias e demais singularidades do processo em ocorrência”. Braga afirma que os dispositivos interacionais seriam um lugar possível para se estudar os fenômenos comunicacionais, tornando possível um diálogo produtivo com a diversidade de enfoques e abordagens observáveis no campo comunicacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mozahir Salomão Bruck, PUC Minas
MOZAHIR SALOMAO BRUCK CONCLUIU O DOUTORADO EM LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM 2008 E O MESTRADO EM COMUNICACAO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EM 2000. ATUALMENTE E PROFESSOR ADJUNTO I DA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS, ONDE LECIONA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL E NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM JORNALISMO. PUBLICOU UM LIVRO SOBRE RADIOJORNALISMO, OUTRO SOBRE BIOGRAFIAS E LITERATURA E ORGANIZOU A COLETÂNEA INTERAÇÕES PLURAIS. PARTICIPOU DE 28 EVENTOS NACIONAIS E 7 INTERNACIONAIS. ATUA NA AREA DE COMUNICACAO, COM ENFASE EM JORNALISMO E RADIODIFUSAO. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: RADIODIFUSAO, RADIODIFUSAO - ASPECTOS SOCIAIS, RADIOJORNALISMO - LINGUAGENS E RADIOJORNALISMO - ASPECTOS SOCIAIS, TEORIA DO JORNALISMO, NARRATIVAS JORNALISTICAS E BIOGRAFIAS.
Eduardo Jesus, PUC Minas
É professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas. Mestre em Comunicação pela UFMG (2001) e Doutor em Artes pela ECA/USP (2008). Atua na área de audiovisual (cinema, vídeo e televisão), arte contemporânea e tecnologia. Desenvolve curadorias, entre as quais destaca-se: "esses espaços" (Belo Horizonte, 2010), Densidade Local , curadoria desenvolvida com Gunalan Nadarajan para o Festival Transitio-mx (Cidade do México, 2008), Mostra Fiat Brasil (2006), Assistência de curadoria do 15º Salão de Artes da Bahia (2007). Entre 2009 e 2010 coordenou junto com Jochen Volz o curso de especialização "Arte contemporânea: reflexão e crítica" numa parceria entre IEC-PUC Minas e Inhotim. Integra a diretoria da Associação Cultural Videobrasil.
Publicado
15-12-2011
Seção
ENTREVISTA