O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Este trabalho é de minha (nossa) autoria, é original, inédito, cita e identifica devidamente as fontes e seus autores, não utiliza de plágio ou fere direitos autorais, é exclusivo (não está sendo avaliado para publicação por outra revista), e segue as normas e regras acadêmicas fundamentais da ética em publicação.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço 1,5 e usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre/Normalização.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, no sistema double blind review (duplo cego) de avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • O Resumo tem entre 150 e 200 palavras; os títulos e palavras-chave foram traduzidos para o inglês; as palavras-chave estão de acordo com o catálogo de vocabulário controlado (tesauro). Declaro também que o ABSTRACT foi feito a partir de tradução do RESUMO para o inglês e NÃO pela utilização de aplicativos de tradução online (Por ex. Google Tradutor, Babel Fish ou outros).

  • Seguiu-se neste trabalho as normas da ABNT e de Normalização da PUC Minas para Referências (consulte o link: <http://www.pucminas.br/documentos/normalizacao_artigos.pdf> . Os títulos de livros deverão ser grafados em negrito, bem como os títulos das revistas.
  • O texto foi submetido a uma das seções da revista, sendo que no caso de ARTIGOS, foi realizada a opção entre DOSSIÊ ou TEMÁTICA LIVRE.
  • O trabalho submetido não se utilizou de pesquisa com seres humanos ou, se ela foi realizada e utilizada, seguindo-se o que determina a Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS 196/96 - http://www.datasus.gov.br/conselho/resol96/RES19696.htm), houve aprovação da referida pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição do (s) autor (es), ou onde ela foi realizada, que segue em anexo a esta submissão, bem como foram coletados os Termos de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, em posse do (s) autor (es) ou responsável pela pesquisa e/ou da Instituição, e que estão disponíveis à consulta e verificação. A PUC Minas tem Comitê que regula esse processo de pesquisa: cf. o link: http://www.pucminas.br/pesquisa/index_padrao.php?pagina=237

  • Declaro (Declaramos) que o trabalho submetido não está publicado em outro(s) periódico(s), revistas de divulgação, jornais, nem em Anais de Eventos acadêmicos e outros veículos, impressos ou eletrônicos. E reconheço (reconhecemos) a norma de Horizonte que, se houver a publicação de partes do texto submetido nos meios acima mencionados ou outros, o limite de autoplágio (self-plagiarism) é de no máximo 25%, e se ultrapassar esse limite atenderei (atenderemos) à solicitação de Horizonte para a retirada do texto publicado, caso seja em meio digital, sob pena do cancelamento da submissão.     
  • Declaro (Declaramos) conhecer a norma de Horizonte que os trabalhos em co-autoria representam efetiva participação dos autores na sua produção e que a simples orientação de trabalho de pesquisa (dissertação, tese...), realizada por docente, não garante e representa a co-autoria do texto. Concordo (Concordamos) que depois da submissão do texto, não é mais possível incluir outra autoria.
  • DECLARAÇÃO:

    O(s) autor(es) concorda(m) e declara(m) que:

    a) forneceu(forneceram) informações exatas e verdadeiras e não criou(criaram) falsa identidade ou utilizou-se(utilizaram-se) de subterfúgios com a finalidade de enganar pessoas, instituições ou de obter benefícios de qualquer natureza;

    b) ele(eles) é(são) o(s) único(os) responsável(responsáveis) por toda e qualquer informação, estando sujeito às implicações administrativas e legais decorrentes de declarações inexatas ou falsas (Art. 298 e 299 do Código Penal Brasileiro) que possam causar prejuízos à Horizonte ou a terceiros;

    c) não utilizou(utilizaram) a revista para fins ilegais, ilícitos ou proibidos, incluindo transmitir ou divulgar material dessa natureza ou que produza situação difamatória, que viole a privacidade ou direitos de terceiros, incluindo direitos autorais ou de propriedade intelectual, ou que seja abusivo, ameaçador, discriminatório, injurioso, violento ou calunioso;

    d) comunicará(comunicarão) imediatamente aos editores qualquer discrepância constatada nos dados e informações cadastrados, bem como no texto submetido e/ou publicado, fornecendo as informações que produzam a necessária correção.

Diretrizes para Autores

Orientações Gerais

Os textos devem ser submetidos na página eletrônica da revista após o cadastro como autor (http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/user/register), seguindo-se os passos de submissão. Em caso de alguma dificuldade, enviar o trabalho pelo e-mail horizonte.pucminas@gmail.com).

Horizonte publica artigos originais de pesquisadores doutores dos diversos programas de pós-graduação, nacionais e internacionais, das áreas de Ciências da Religião e Teologia, e ciências afins que pesquisam temas na perspectiva dos descritores da revista e suas fronteiras. A revista não considera a orientação como co-autoria nos textos. Para artigos, os co-autores deverão ser doutores.

Os textos devem ser digitados em Word, tamanho Carta (21,59 x 27,94 mm), orientação “retrato”, fonte 12, Georgia, em espaço 1,5 com as seguintes margens: superior e inferior de 2,5 cm e direita e esquerda de 3,0 cm. As citações com mais de 3 linhas devem ter recuo em 4cm, fonte 10, espaço entre linhas simples. Na editoração os textos terão diagramação no padrão gráfico da revista. Tabelas, gráficos e desenhos não podem ocupar mais de 25% do total do texto, devendo ser numerados com algarismos arábicos.

Os artigos deverão ter o mínimo de 15 e o máximo de 25 laudas (aproximadamente entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços). A extensão das Comunicações deve ficar entre 7 e 15 laudas (aproximadamente entre 20.000 e 40.000 caracteres com espaços) e as resenhas não deverão ultrapassar 5 laudas (até 15.000 caracteres com espaços). Textos maiores poderão ser autorizados, a partir da avaliação da Comissão Editorial, e o registro dessa solicitação deverá ser feito como observação na submissão. Todos os textos devem ser postados corrigidos.

A Comissão Editorial e as Editorias reservam-se o direito, em pré-avaliação, de apontar correções e complementações necessárias nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas de Horizonte.Trabalhos submetidos que forem plagiados serão cancelados. Se tiverem partes publicadas, em quaisquer meios, que ultrapassem o limite de 25% de autoplágio (self-plagiarism) deverão ser retirados ou despublicados, se em meios digitais, ou serão cancelados, se em meios impressos.

Depois do check list, da pré-avaliação de membro da Comissão Editorial, se aprovados, os textos seguem para avaliadores externos.

No caso de se apontar, na pré-avaliação, para a reclassificação de seção, por exemplo, da seção Artigo para Comunicações, de submissão em Dossiê para Temática Livre, ou o contrário, os autores serão notificados e deverão se manifestar sobre a aceitação ou recusa dessa indicação.

Todos os textos avaliados que tiverem indicação de correções obrigatórias, apontadas em parecer e/ou comentários, deverão ser revistos pelos autores e devolvidos para nova avaliação em um prazo de 10 dias úteis.

Os elementos de apresentação da autoria (última titulação, resumo da biografia, filiação institucional, cidade, estado, país, e-mail, serão informados nos metadados, no processo de submissão.  Solicita-se que, antes de transferir o trabalho, sejam retirados os dados de identificação do (s) autor (es), bem como sejam apagadas as identificações em “Arquivo/Propriedades/Resumo” do Word, de forma que a avaliação seja cega (sistema de duplo cego ou Double Blind Review).

Artigos

Exigências para os textos submetidos como Artigos:

Resumo

Os artigos devem vir acompanhados de um resumo bilíngüe (português/ inglês), de mesmo teor, apresentando com clareza e concisão:

  • o tema do trabalho
  • os objetivos
  • a metodologia utilizada
  • as conclusões.

Exige-se que o resumo tenha necessariamente entre 150 e 200 palavras.

Palavras-chave

Em número máximo de 05, indicam o conteúdo do artigo e devem ser escolhidas, preferencialmente, em catálogo de vocabulário controlado, se houver tesauro na área do tema.  Devem ser separadas por ponto e vírgula.  O título e as palavras-chave também deverão ser apresentados em português e inglês.  Os textos em espanhol serão apresentados com resumo, título e palavras-chave em espanhol/inglês.

Estrutura dos artigos

Os artigos devem respeitar a seguinte seqüência:

  • título (curto; solicita-se não utilizar títulos longos com vírgulas e muitas pontuações)
  • título traduzido para o inglês
  • resumo
  • palavras-chave
  • abstract
  • key words (não utilizar tradução de “tradutores automáticos” da Web)
  • introdução
  • texto com subtítulos e notas de rodapé (usar numeração sequencial: exemplo: 1, 2, 2.1, 2.2, 2.3, 3, 4...)
  • conclusão
  • referências (bibliográfica e outras).

Observação:

  • não utilizar tradução automática da Web para título, abstract e key words
  • Não numerar a introdução, a conclusão e as referências.
  • Os artigos devem ter entre 10 e 20 laudas (aproximadamente entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços).

Comunicações

A seção “Comunicações” é um espaço para reflexões temáticas, relatos sobre pesquisas em andamento (paper), sínteses de eventos acadêmicos, textos breves apresentados nesses eventos, textos ensaísticos ou de provocação ao debate, estudos de caso, entrevistas e demais trabalhos que não se enquadram em outras seções e não considerados. Não tem as exigências necessárias de um artigo. Devem apresentar resumo e abstract, palavras-chave e key words.  Também não há a exigência da autoria ter a titulação de doutorado. Os trabalhos devem ter os títulos traduzidos para o inglês e o limite de páginas situa-se entre 5 e 10 laudas (aproximadamente entre 20.000 e 40.000 caracteres com espaços).  A avaliação desta seção é feita por membro da Comissão Editorial, pela editoria de seção do tema e editor. Se aprovada, na primeira fase, segue para dois avaliadores ad hoc.

Resenhas

As resenhas de livros devem apresentar: nome do autor do livro (e tradutor, se relevante), título, cidade, editora, ano da publicação, número de páginas e título do livro traduzido para o inglês.  Os elementos de identificação do autor da resenha serão registrados nos metadados, na submissão: filiação institucional, resumo da biografia e titulação máxima, e-mail, endereço para correspondência. As resenhas são avaliadas por membro da Comissão, pelo editor de seção e editor. Devem ter até 5 laudas (até 10.000 caracteres com espaços).

Resumos de Dissertações e Teses

A revista tem um link, no cabeçalho da página, para submissão dos resumos, que ficam publicados nesse espaço.  Também recebe e publica Seção própria. Esses resumos devem trazer os seguintes elementos:  autor, título, ano, nº de folhas,  natureza do trabalho e área (dissertação ou tese em...), programa de pós-graduação, instituição de ensino superior e local. O título, o resumo e as palavras-chave devem vir acompanhados também da tradução para o inglês. Em nota de rodapé devem ser informados o nome do orientador, a data da defesa e, se houver, a classificação/nota do trabalho. A avaliação dessa seção é feita por membro da Comissão Editorial, pelo editor de seção e editor.

NORMALIZAÇÃO em HORIZONTE (Referências bibliográficas)

Trechos ou informações retiradas das publicações consultadas são introduzidos no texto com o propósito de esclarecer ou completar as idéias do autor.

  • Citação livre: quando se reproduzem as idéias, sem transcrever as palavras do autor.Exemplo: Como lembra Teixeira (2005, p. 30) o diálogo inter-religioso é fundamental para o mundo atual.
  • Citação textual: transcrição literal de textos de outros autores.Exemplo: A realidade religiosa brasileira revela-se plural, um “pluralismo de tipo peculiar, que o caráter regulador do catolicismo não conseguiu disfarçar.” (SANCHIS, 1997, p. 38).

Se a citação ocupar um espaço maior que três linhas, deve ser destacada do texto, recuada em 4 cm, fonte 10, Times New Roman, em espaço entrelinhas simples, terminando com a margem direita do texto, sem aspas com a mesma referência acima (SANCHIS, 1997, p. 38).

Referências bibliográficas  (passam-se a chamar apenas Referências)

As referências devem ser dispostas em ordem alfabética pelo SOBRENOME do primeiro autor, no final do artigo e seguir as normas da ABNT e PUC Minas/Horizonte, como nos exemplos:

  • Livros - LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1986.
  • Capítulos de livros - JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. S. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972. Cap. 3, p. 47-66.
  • Dissertações e teses - BITENCOURT, C. M. F. Pátria, civilização e trabalho. O ensino nas escolas paulistas (1917-1939). São Paulo, 1988. 180 f. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
  • Artigos em periódicos - ARAÚJO, V. G. de. A crítica musical paulista no século XIX: Ulrico Zwingli. ARTEunesp, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 59-63, 1991.                         WERNECK, Humberto. Dona Chiquita: as primeiras estórias de Guimarães Rosa. Minas Gerais, Belo Horizonte, 23 nov. 1968. Suplemento Literário, p. 3.
  • Documentos eletrônicos -SILVA, I. Pena de morte para o nascituro. O Estado de S.Paulo, São Paulo, 19 set. 1998. Disponível em: <<http://www.providafamilia.org/pena_morte_nascituro.htm>. Acesso em 29 set. 1998.

Obs. NÃO USAR traços ( _______. ) para SOBRENOMES repetidos. REPETIR o sobrenome.

Ex.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   BOFF, Leonardo. A águia e galinha. Petrópolis: Vozes, 1998.

BOFF, Leonardo. Saber cuidar. Petrópolis: Vozes, 2000.

Outros tipos de referência ou qualquer dúvida quanto ao PADRÃO PUC-MINAS DE NORMALIZAÇÃO da ABNT consultar:

http://www.pucminas.br/documentos/normalizacao_artigos.pdf  

 

Expediente/Masthead

Publica dados principais da revista: ISSN, Título, Conselhos Editoriais, Editores, Missão, Indexadores, Ficha Catalográfica, Informações de contato e Apoio institucionais.

Apresentação/Presentation

Texto breve que apresenta as seções e textos publicados no número.

Editorial/Editorial

Aborda questões relativas ao Dossiê e pode se apresentar como texto opinatativo, de avaliação, de horizontes e cenários da temática. Os autores são convidados pelos Editores.

Artigos/Articles

O artigo científico, segundo a ABNT, se caracteriza por ser uma publicação em periódico, com autoria definida, que apresenta pesquisas e análises sobre temas, idéias, documentos, experiências, métodos, técnicas e processos. Utiliza-se de metodologia pertinente à sua área de conhecimento.

Em Horizonte, o artigo deve ser uma publicação original. Não se considera, para essa Seção, trabalhos de revisão de pesquisas já publicadas, que discutem suas conclusões e métodos.

A partir de 2009, essa Seção se dividiu em duas: Dossiê e Temática Livre. A primeira publica artigos definidos pelo tema da "Chamada para Publicação" e a segunda é um espaço de publicação de artigos da área das Ciências da Religião e Teologia, ou ainda de outras ciências afins, que abordem questões de fronteira com o escopo da revista, não relacionados ao tema da "Chamada".  Os artigos devem apresentar temas que se enquadrem nos Descritores de Horizonte. Os artigos da seção Dossiê serão avaliados em razão da adequação ao tema da Chamada.

A Seção "Artigos" publica pelo menos 32 trabalhos por volume ou 08 artigos por número, de pesquisadores doutores (autores e coautores). Cada volume publica pelo menos 06 artigos na seção "Dossiê" e pelo menos 02 em "Temática Livre". Em razão da relevância dos textos submetidos e da demanda qualificada, cada número poderá publicar número maior de artigos e também poderão ser criados números especiais em um volume de Horizonte.

A revista submete os artigos a check list, à apreciação da Comissão Editorial e editores. São avaliados a originalidade, a adequação e coerência ao escopo e aos descritores de Horizonte, a relevância do tema, a formatação e a estrutura do texto, a unidade e articulação, a linguagem, a redação e a utilização das normas da ABNT/PUC Minas. Os textos aprovados nesta pré-avaliação são encaminhados a dois (2) avaliadores ad hoc para parecer. O teor de conteúdo e a exatidão das citações são de inteira responsabilidade dos autores.

Os artigos devem respeitar a seguinte seqüência: título, título traduzido para o inglês entre parênteses, resumo, palavras-chave, abstract, key words, introdução, texto com subtítulos e notas de rodapé, conclusão e referências (bibliográfica e outras) . Os elementos de apresentação do autor (filiação institucional, resumo da biografia e titulação, e-mail, endereço para correspondência), serão informados nos metadados no processo de submissão. Solicita-se que, antes de transferir o trabalho, sejam retirados os dados de identificação do (s) autor (es), bem como sejam apagadas as identificações em “Arquivo/Propriedades/Resumo” do Word, de forma que a avaliação seja cega (sistema de duplo cego ou Double Blind Review). Sugere-se que o título seja curto e simples, sem pontuação, indicando a idéia fundamental do artigo.

Resumo

Os artigos devem vir acompanhados de um resumo bilíngüe (português/ inglês), de mesmo teor, apresentando com clareza e concisão o tema do trabalho, os objetivos, a metodologia utilizada e as conclusões. Exige-se que o resumo tenha necessariamente entre 150 e 200 palavras.

Palavras-chave/Key words

Em número máximo de 05, em português e inglês, indicam o conteúdo do artigo e devem ser escolhidas, preferencialmente, em catálogo de vocabulário controlado (tesauro). Devem ser separadas por ponto e vírgula.

O título e as palavras-chave também deverão ser apresentados em português e inglês. Os textos em outras línguas serão apresentados com resumo, título e palavras-chave em inglês e na língua original.

The articles must respect the following sequence: title, title translated into English between brackets, abstract and key words, introduction, text with subtitles and footnotes, conclusion and references (bibliography and others). The elements of presentation by the author (institutional affiliation, short biography and title, e-mail, mailing address), will be informed in the metadata in the submission process. Before the article is transferred, identification data of the author(s) are to be omitted, as well as the identifications in “File/Properties/Abstract” in Word, so that the assessment may be blind (Double Blind Review system).

Summary

Along with the articles, there must come a bilingual summary (Portuguese/ English), of the same content, presenting with clarity and conciseness the theme of the paper, the objectives, the methodology utilized, and the conclusions. It is demanded that the summary have necessarily within 150 and 200 words.

Key-words

The key-words, at a maximum of 5, indicate the content of the article and must be chosen, preferably, from catalogue of controlled vocabulary. They must be separated by semi-colon. The title and the key-words also must be displayed in Portuguese and English. The texts in Spanish will be presented with summary, title and key-words in Spanish/English.

Artigos/Articles: Dossiê-Tradução/Dossier-Translation

Horizonte publica traduções de textos inéditos em português, especialmente com o objetivo de acesso a pesquisas e temáticas importantes e articulados com os descritos da revista, que estejam dentro da Chamada do Dossiê e que sejam de pesquisadores doutores (autores e coautores).

Os artigos submetidos pelo(s) autor(es) serão avaliados pela relevância temática e adequação ao Dossiê, e em razão de possível limitação na circulação internacional ou divulgação no Brasil, especialmente pelo meio de publicação original.

Os textos deverão ser ampliados em algumas de suas partes de forma a atender à estrutura exigida pela revista. Também passarão pelos mesmos processos de avaliação dos demais artigos. Se aprovados, haverá a identificação da forma e da fonte originais de publicação.

Artigos/Articles: Dossiê/Dossier

Esta Seção publica artigos científicos originais, de pesquisadores doutores (autores e coautores), conforme o tema da "Chamada para Publicação", dentro dos Descritores de Horizonte. A partir de 2010, com a periodicidade trimestral, cada volume (4 números) publica pelo menos 24 artigos, ou seja 06 trabalhos em cada Dossiê.

Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject

Publica artigos científicos originais com temas livres, de pesquisadores doutores (autores e coautores), em conformidade com os Descritores de Horizonte, das áreas de Teologia, Filosofia e Ciências da Religião, incluindo as diversas Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, ou mesmo de outros campos da ciência, na abordagem de questões de fronteira com a religião e discussões sobre o fenômeno religioso, as teologias e problemas de natureza filosófico-religiosa. São publicados pelo menos dois artigos por número nessa Seção, totalizando 08 artigos anuais.

Artigos/Articles: Temática Livre-Tradução/Free Subject-Translation

Horizonte publica traduções de textos inéditos em português, especialmente com o objetivo de acesso a pesquisas e temáticas importantes e articulados com os descritos da revista, que estejam fora da Chamada e que sejam de pesquisadores doutores (autores e coautores).

Os artigos submetidos pelo(s) autor(es) serão avaliados pela relevância temática e em razão de possível limitação na circulação internacional ou divulgação no Brasil, especialmente pelo meio de publicação original.

Os textos deverão ser ampliados em algumas de suas partes de forma a atender à estrutura exigida pela revista. Também passarão pelos mesmos processos de avaliação dos demais artigos. Se aprovados, haverá a identificação da forma e da fonte originais de publicação.

Comunicações/Papers-Communications

A seção “Comunicações” é um espaço para reflexões temáticas, relatos sobre pesquisas em andamento (paper), sínteses de eventos acadêmicos, textos breves apresentados nesses eventos, textos ensaísticos ou de provocação ao debate, estudos de caso, entrevistas e demais trabalhos que não se enquadram em outras seções . Não tem as exigências necessárias de um artigo e devem apresentar resumo, abstract, palavras-chave e key words. Também não há a exigência da autoria ter a titulação de doutorado. Os trabalhos devem ter os títulos traduzidos para o inglês e o limite de páginas situa-se entre 7 e 15 laudas (aproximadamente entre 20.000 e 40.000 caracteres com espaços).  A avaliação desta seção é feita por membro da Comissão Editorial, pela editoria de seção do tema e editor. Se aprovada, na primeira fase, segue para dois avaliadores ad hoc.

Comunicações Dossiê/Papers-Communications Dossier

A seção “Comunicações Dossiê” ou "Papers-Comunications Dossier" é um espaço para reflexões temáticas, relatos sobre pesquisas em andamento (paper), sínteses de eventos acadêmicos, textos breves apresentados nesses eventos, textos ensaísticos ou de provocação ao debate, estudos de caso, entrevistas e demais trabalhos que não se enquadram em outras seções, que tenham relação com o tema do Dossiê. Não tem as exigências necessárias de um artigo e devem apresentar resumo, abstract, palavras-chave e key words. Também não há a exigência da autoria ter a titulação de doutorado. Os trabalhos devem ter os títulos traduzidos para o inglês e o limite de páginas situa-se entre 7 e 15 laudas (aproximadamente entre 20.000 e 40.000 caracteres com espaços).  A avaliação desta seção é feita por membro da Comissão Editorial, pela editoria de seção do tema e editor. Se aprovada, na primeira fase, segue para dois avaliadores ad hoc.

Dissertações e Teses/Dissertations and Theses (Resumo/Abstract)

A revista tem um link, no cabeçalho da página, para submissão dos resumos, que ficam publicados nesse espaço.  Também recebe e publica Seção própria. Esses resumos devem trazer os seguintes elementos:  autor, título, ano, nº de folhas,  natureza do trabalho e área (dissertação ou tese em...), programa de pós-graduação, instituição de ensino superior e local. O título, o resumo e as palavras-chave devem vir acompanhados também da tradução para o inglês. Em nota de rodapé devem ser informados o nome do orientador, a data da defesa e, se houver, a classificação/nota do trabalho. A avaliação dessa seção é feita por membro da Comissão Editorial, pelo editor de seção e editor.

Resenhas e recensões/Book reviews

É um resumo crítico, por especialista, do conteúdo de um livro, avaliando e emitindo opinião, apresentando breve resumo e informações sobre a autoria e a temática (ABNT 6028). Pode-se fazer também resenha de outro tipo de obras como filmes e artes plásticas. Aceita-se também resumo informativo, apresentando dados sobre a autoria e sobre as principais ideias de uma obra, sem avaliação. As recensões são resenhas de uma edição, dentre várias, de uma mesma obra.

As resenhas de livros devem ter relação com os descritores da revista e tamanho entre 3 e 5 laudas (até 10.000 caracteres com espaços) e apresentar: nome do autor do livro (e tradutor, se relevante), título, cidade, editora, ano da publicação, número de páginas e, se houver,  título do livro traduzido para o inglês.  Os elementos de identificação do autor da resenha serão registrados nos metadados, na submissão: filiação institucional, resumo da biografia e titulação máxima, e-mail, endereço para correspondência. As resenhas são avaliadas por membro da Comissão, pelo editor de seção e editor.

As resenhas devem se referir a obras recentes com no máximo 2 anos de publicação. No caso de livros publicados em lingua estrangeira esse tempo poderá ser reavaliado pelos editores.

Permutas e Doações

Esta Seção foi publicada até 2008, quando Horizonte também era impressa, e ainda em 2009. Como revista eletrônica de acesso aberto (open acess) é difícil a identificação dos centros de pesquisa e universidades que indexaram a revista. Solicita-se às universidades que nos informem essa indexação.

Horizonte publica em sua página de capa o número de acessos que teve e tem no Brasil e no exterior, no ano anterior e dos meses do ano corrente.

Mutirão de Revistas de Teologia Latino-americanas: Artigos/Articles - Comunicações/Comunications

Horizonte participa, quando possível, de um Mutirão (Minga) Temático de Revistas Latino-americanas, organizado pela parceria Koinonia/ASETT (Associação Ecumênica de Teólogos/as do Terceiro Mundo ASETT/EATWOT). Esses textos – artigos e comunicações – são publicados por um pool de periódicos. Horizonte procura adequar esses textos em alguns aspectos de suas normas. Preferencialmente, a Seção Mutirão (Minga) será publicada em número que tenha temática próxima do Dossiê, e nós últimos números do ano. Horizonte apenas participa e colabora com esse pool de revistas na divulgação da temática e seus textos. Os processos avaliativos e de direitos autorais são de responsabilidade dos organizadores, assim como as revisões e responsabilidades dos autores na abordagem de seus temas.

Manuais

Manuais para submissão de textos e para avaliadores.

Documentação

A sessão oferece espaço para a publicação de diversos tipos de registros documentais de valor histórico, como relatórios de pesquisa, manuscritos, cartas, entrevistas e depoimentos de importantes e significativas personalidades ou instituições, textos raros e publicados em jornais, folhetos, cartilhas, periódicos ou outros meios, impressos e esgotados, que tiveram acessibilidade limitada, em razão do tempo, local ou meio de divulgação – por exemplo, documentos datilografados, manuscritos ou impressos em época remota. O objetivo da sessão é propiciar o acesso ao “documento” a pesquisadores da área de Ciências da Religião, Teologia, História e áreas afins, que guardem relação com a temática religiosa e os descritores de Horizonte.

As submissões serão avaliadas pelos editores e por dois membros do Conselho Editorial e deverão ser feitas por e-mail. O critério de avaliação das submissões nesta sessão é a inexistência de sua publicação além da forma original, a relevância do registro documental e de sua importância histórica para a pesquisa e de sua divulgação, expressos em resumo. O proponente da submissão será responsável por verificar a questão dos direitos de publicação autorais que serão checados. Nas submissões, se for o caso, deve-se anexar as devidas autorizações desses direitos. Há preferência para documentos raros que tenham acesso livre, por estarem juridicamente em domínio público. O número de documentos a serem publicados será avaliado em razão do tamanho, da importância e da ordem de submissão.

Deve-se manter a estrutura, a forma e a língua original, digitalizando o documento como imagem, em extensão jpg, jpeg ou gif, e “colando-o” em página do Microsoft Word ou equivalente, que terá numeração sequencial como página da revista, facilitando sua citação e registro de referência. O documento receberá a devida ficha catalográfica.

No espaço próprio da submissão deverá ser apresentado um resumo bilíngue (entre 200 e 500 palavras) do documento: breve contextualização, importância histórica e de pesquisa, a autoria pessoal ou institucional do documento e demais informações importantes. Deve-se indicar também até cinco palavras-chave, na língua original, português e inglês.

Em nota de rodapé, na primeira página do documento, haverá referência de quem realizou e assumiu a responsabilidade de submeter o documento, sua filiação institucional, estado, país e e-mail para contato. Haverá um tópico, no cabeçalho de Horizonte, que apresentará de forma classificatória os textos, sendo atualizado com novos documentos que forem incorporados e publicados, oferecendo a cada documento um link para acesso direto, evitando que os leitores tenham que procurá-los nos números da revista. A sessão não será necessariamente regular em todos os números.

Nominata

Horizonte apresenta, no último número do volume, a relação de avaliadores ad hoc que colaboraram nos pareceres sobre os textos submetidos. No cabeçalho da revista é colocado também um link direto para essa Nominata.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.