O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Este trabalho é de minha (nossa) autoria, é original, inédito, cita e identifica devidamente as fontes e seus autores, não utiliza de plágio ou fere direitos autorais, é exclusivo (não está sendo avaliado para publicação por outra revista), e segue as normas e regras acadêmicas fundamentais da ética em publicação.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço 1,5 e usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre/Normalização.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, no sistema double blind review (duplo cego) de avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • O Resumo tem entre 150 e 200 palavras; os títulos e palavras-chave foram traduzidos para o inglês; as palavras-chave estão de acordo com o catálogo de vocabulário controlado (tesauro). Declaro também que o ABSTRACT foi feito a partir de tradução do RESUMO para o inglês e NÃO pela utilização de aplicativos de tradução online (Por ex. Google Tradutor, Babel Fish ou outros).

  • Seguiu-se neste trabalho as normas da ABNT e de Normalização da PUC Minas para Referências (consulte o link: <http://www.pucminas.br/documentos/normalizacao_artigos.pdf> . Os títulos de livros deverão ser grafados em negrito, bem como os títulos das revistas.
  • O texto foi submetido a uma das seções da revista, sendo que no caso de ARTIGOS, foi realizada a opção entre DOSSIÊ ou TEMÁTICA LIVRE.
  • O trabalho submetido não se utilizou de pesquisa com seres humanos ou, se ela foi realizada e utilizada, seguindo-se o que determina a Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS 196/96 - http://www.datasus.gov.br/conselho/resol96/RES19696.htm), houve aprovação da referida pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição do (s) autor (es), ou onde ela foi realizada, que segue em anexo a esta submissão, bem como foram coletados os Termos de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, em posse do (s) autor (es) ou responsável pela pesquisa e/ou da Instituição, e que estão disponíveis à consulta e verificação. A PUC Minas tem Comitê que regula esse processo de pesquisa: cf. o link: http://www.pucminas.br/pesquisa/index_padrao.php?pagina=237

  • Declaro (Declaramos) que o trabalho submetido não está publicado em outro(s) periódico(s), revistas de divulgação, jornais, nem em Anais de Eventos acadêmicos e outros veículos, impressos ou eletrônicos. E reconheço (reconhecemos) a norma de Horizonte que, se houver a publicação de partes do texto submetido nos meios acima mencionados ou outros, o limite de autoplágio (self-plagiarism) é de no máximo 25%, e se ultrapassar esse limite atenderei (atenderemos) à solicitação de Horizonte para a retirada do texto publicado, caso seja em meio digital, sob pena do cancelamento da submissão.     
  • Declaro (Declaramos) conhecer a norma de Horizonte que os trabalhos em co-autoria representam efetiva participação dos autores na sua produção e que a simples orientação de trabalho de pesquisa (dissertação, tese...), realizada por docente, não garante e representa a co-autoria do texto. Concordo (Concordamos) que depois da submissão do texto, não é mais possível incluir outra autoria.
  • DECLARAÇÃO:

    O(s) autor(es) concorda(m) e declara(m) que:

    a) forneceu(forneceram) informações exatas e verdadeiras e não criou(criaram) falsa identidade ou utilizou-se(utilizaram-se) de subterfúgios com a finalidade de enganar pessoas, instituições ou de obter benefícios de qualquer natureza;

    b) ele(eles) é(são) o(s) único(os) responsável(responsáveis) por toda e qualquer informação, estando sujeito às implicações administrativas e legais decorrentes de declarações inexatas ou falsas (Art. 298 e 299 do Código Penal Brasileiro) que possam causar prejuízos à Horizonte ou a terceiros;

    c) não utilizou(utilizaram) a revista para fins ilegais, ilícitos ou proibidos, incluindo transmitir ou divulgar material dessa natureza ou que produza situação difamatória, que viole a privacidade ou direitos de terceiros, incluindo direitos autorais ou de propriedade intelectual, ou que seja abusivo, ameaçador, discriminatório, injurioso, violento ou calunioso;

    d) comunicará(comunicarão) imediatamente aos editores qualquer discrepância constatada nos dados e informações cadastrados, bem como no texto submetido e/ou publicado, fornecendo as informações que produzam a necessária correção.

Orientações Gerais

Os textos devem ser submetidos na página eletrônica da revista após o cadastro como autor (http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/user/register), seguindo-se os passos de submissão. Em caso de alguma dificuldade, enviar o trabalho pelo e-mail horizonte.pucminas@gmail.com).

Horizonte publica artigos originais de pesquisadores doutores dos diversos programas de pós-graduação, nacionais e internacionais, das áreas de Ciências da Religião e Teologia, e ciências afins que pesquisam temas na perspectiva dos descritores da revista e suas fronteiras. A revista não considera a orientação como co-autoria nos textos. Para artigos, os co-autores deverão ser doutores.

Os textos devem ser digitados em Word, tamanho Carta (21,59 x 27,94 mm), orientação “retrato”, fonte 12, Georgia, em espaço 1,5 com as seguintes margens: superior e inferior de 2,5 cm e direita e esquerda de 3,0 cm. As citações com mais de 3 linhas devem ter recuo em 4cm, fonte 10, espaço entre linhas simples. Na editoração os textos terão diagramação no padrão gráfico da revista. Tabelas, gráficos e desenhos não podem ocupar mais de 25% do total do texto, devendo ser numerados com algarismos arábicos.

Os artigos deverão ter o mínimo de 15 e o máximo de 25 laudas (aproximadamente entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços). A extensão das Comunicações deve ficar entre 7 e 15 laudas (aproximadamente entre 20.000 e 40.000 caracteres com espaços) e as resenhas não deverão ultrapassar 5 laudas (até 15.000 caracteres com espaços). Textos maiores poderão ser autorizados, a partir da avaliação da Comissão Editorial, e o registro dessa solicitação deverá ser feito como observação na submissão. Todos os textos devem ser postados corrigidos.

A Comissão Editorial e as Editorias reservam-se o direito, em pré-avaliação, de apontar correções e complementações necessárias nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas de Horizonte.Trabalhos submetidos que forem plagiados serão cancelados. Se tiverem partes publicadas, em quaisquer meios, que ultrapassem o limite de 25% de autoplágio (self-plagiarism) deverão ser retirados ou despublicados, se em meios digitais, ou serão cancelados, se em meios impressos.

Depois do check list, da pré-avaliação de membro da Comissão Editorial, se aprovados, os textos seguem para avaliadores externos.

No caso de se apontar, na pré-avaliação, para a reclassificação de seção, por exemplo, da seção Artigo para Comunicações, de submissão em Dossiê para Temática Livre, ou o contrário, os autores serão notificados e deverão se manifestar sobre a aceitação ou recusa dessa indicação.

Todos os textos avaliados que tiverem indicação de correções obrigatórias, apontadas em parecer e/ou comentários, deverão ser revistos pelos autores e devolvidos para nova avaliação em um prazo de 10 dias úteis.

Os elementos de apresentação da autoria (última titulação, resumo da biografia, filiação institucional, cidade, estado, país, e-mail, serão informados nos metadados, no processo de submissão.  Solicita-se que, antes de transferir o trabalho, sejam retirados os dados de identificação do (s) autor (es), bem como sejam apagadas as identificações em “Arquivo/Propriedades/Resumo” do Word, de forma que a avaliação seja cega (sistema de duplo cego ou Double Blind Review).

Artigos

Exigências para os textos submetidos como Artigos:

Resumo

Os artigos devem vir acompanhados de um resumo bilíngüe (português/ inglês), de mesmo teor, apresentando com clareza e concisão:

  • o tema do trabalho
  • os objetivos
  • a metodologia utilizada
  • as conclusões.

Exige-se que o resumo tenha necessariamente entre 150 e 200 palavras.

Palavras-chave

Em número máximo de 05, indicam o conteúdo do artigo e devem ser escolhidas, preferencialmente, em catálogo de vocabulário controlado, se houver tesauro na área do tema.  Devem ser separadas por ponto e vírgula.  O título e as palavras-chave também deverão ser apresentados em português e inglês.  Os textos em espanhol serão apresentados com resumo, título e palavras-chave em espanhol/inglês.

Estrutura dos artigos

Os artigos devem respeitar a seguinte seqüência:

  • título (curto; solicita-se não utilizar títulos longos com vírgulas e muitas pontuações)
  • título traduzido para o inglês
  • resumo
  • palavras-chave
  • abstract
  • key words (não utilizar tradução de “tradutores automáticos” da Web)
  • introdução
  • texto com subtítulos e notas de rodapé (usar numeração sequencial: exemplo: 1, 2, 2.1, 2.2, 2.3, 3, 4...)
  • conclusão
  • referências (bibliográfica e outras).

Observação:

  • não utilizar tradução automática da Web para título, abstract e key words
  • Não numerar a introdução, a conclusão e as referências.
  • Os artigos devem ter entre 10 e 20 laudas (aproximadamente entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços).

Comunicações

A seção “Comunicações” é um espaço para reflexões temáticas, relatos sobre pesquisas em andamento (paper), sínteses de eventos acadêmicos, textos breves apresentados nesses eventos, textos ensaísticos ou de provocação ao debate, estudos de caso, entrevistas e demais trabalhos que não se enquadram em outras seções e não considerados. Não tem as exigências necessárias de um artigo. Devem apresentar resumo e abstract, palavras-chave e key words.  Também não há a exigência da autoria ter a titulação de doutorado. Os trabalhos devem ter os títulos traduzidos para o inglês e o limite de páginas situa-se entre 5 e 10 laudas (aproximadamente entre 20.000 e 40.000 caracteres com espaços).  A avaliação desta seção é feita por membro da Comissão Editorial, pela editoria de seção do tema e editor. Se aprovada, na primeira fase, segue para dois avaliadores ad hoc.

Resenhas

As resenhas de livros devem apresentar: nome do autor do livro (e tradutor, se relevante), título, cidade, editora, ano da publicação, número de páginas e título do livro traduzido para o inglês.  Os elementos de identificação do autor da resenha serão registrados nos metadados, na submissão: filiação institucional, resumo da biografia e titulação máxima, e-mail, endereço para correspondência. As resenhas são avaliadas por membro da Comissão, pelo editor de seção e editor. Devem ter até 5 laudas (até 10.000 caracteres com espaços).

Resumos de Dissertações e Teses

A revista tem um link, no cabeçalho da página, para submissão dos resumos, que ficam publicados nesse espaço.  Também recebe e publica Seção própria. Esses resumos devem trazer os seguintes elementos:  autor, título, ano, nº de folhas,  natureza do trabalho e área (dissertação ou tese em...), programa de pós-graduação, instituição de ensino superior e local. O título, o resumo e as palavras-chave devem vir acompanhados também da tradução para o inglês. Em nota de rodapé devem ser informados o nome do orientador, a data da defesa e, se houver, a classificação/nota do trabalho. A avaliação dessa seção é feita por membro da Comissão Editorial, pelo editor de seção e editor.

NORMALIZAÇÃO em HORIZONTE (Referências bibliográficas)

Trechos ou informações retiradas das publicações consultadas são introduzidos no texto com o propósito de esclarecer ou completar as idéias do autor.

  • Citação livre: quando se reproduzem as idéias, sem transcrever as palavras do autor.Exemplo: Como lembra Teixeira (2005, p. 30) o diálogo inter-religioso é fundamental para o mundo atual.
  • Citação textual: transcrição literal de textos de outros autores.Exemplo: A realidade religiosa brasileira revela-se plural, um “pluralismo de tipo peculiar, que o caráter regulador do catolicismo não conseguiu disfarçar.” (SANCHIS, 1997, p. 38).

Se a citação ocupar um espaço maior que três linhas, deve ser destacada do texto, recuada em 4 cm, fonte 10, Times New Roman, em espaço entrelinhas simples, terminando com a margem direita do texto, sem aspas com a mesma referência acima (SANCHIS, 1997, p. 38).

Referências bibliográficas  (passam-se a chamar apenas Referências)

As referências devem ser dispostas em ordem alfabética pelo SOBRENOME do primeiro autor, no final do artigo e seguir as normas da ABNT e PUC Minas/Horizonte, como nos exemplos:

  • Livros - LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1986.
  • Capítulos de livros - JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. S. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972. Cap. 3, p. 47-66.
  • Dissertações e teses - BITENCOURT, C. M. F. Pátria, civilização e trabalho. O ensino nas escolas paulistas (1917-1939). São Paulo, 1988. 180 f. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
  • Artigos em periódicos - ARAÚJO, V. G. de. A crítica musical paulista no século XIX: Ulrico Zwingli. ARTEunesp, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 59-63, 1991.                         WERNECK, Humberto. Dona Chiquita: as primeiras estórias de Guimarães Rosa. Minas Gerais, Belo Horizonte, 23 nov. 1968. Suplemento Literário, p. 3.
  • Documentos eletrônicos -SILVA, I. Pena de morte para o nascituro. O Estado de S.Paulo, São Paulo, 19 set. 1998. Disponível em: <<http://www.providafamilia.org/pena_morte_nascituro.htm>. Acesso em 29 set. 1998.

Obs. NÃO USAR traços ( _______. ) para SOBRENOMES repetidos. REPETIR o sobrenome.

Ex.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   BOFF, Leonardo. A águia e galinha. Petrópolis: Vozes, 1998.

BOFF, Leonardo. Saber cuidar. Petrópolis: Vozes, 2000.

Outros tipos de referência ou qualquer dúvida quanto ao PADRÃO PUC-MINAS DE NORMALIZAÇÃO da ABNT consultar:

http://www.pucminas.br/documentos/normalizacao_artigos.pdf