Dossiê: Religião e mudança climática. Passados criticados e futuros imaginados
Ementa:
Este dossiê de Horizonte contemplará aspectos relacionados à religião e mudança climática, a partir de um leque aberto de disciplinas e abordagens. Serão particularmente apreciados artigos inovadores que considerem aspectos doutrinários, eclesiológicos ou de institucionais que tratem de práticas simbólicas, litúrgicas ou cultuais, envolvimentos intercredais, artes, desenvolvimento comunitário e ativismo ambiental em resposta à mudança climática. Outros aspectos além destas áreas também poderão ser considerandos, assim como analyses textuais de escrituras sagradas que tratem deste problema. Serão particularmente bem-vindos artigos que tratem do tema em perspectiva de espiritualidades e tradições de sabedoria de povos originários.
Este dossiê aceitará submissões que foquem na interação da religião, da teologia, da espiritualidade e de cosmovisões com o problema da mudança climática. Convidamos artigos com abordagens de crítica a como a humanidade chegou a esta crises existencial única, e a imaginar futuros.
Considerando que o problema antropogênico da mudança climática tem a ver com crenças e valores, atitudes e comportamentos, a religião tem um lugar particular na detecção de causas, efeitos e respostas em termos de atenuação e adaptação. Comunidades de fé desempenham papel fundamental em respostas comunitárias, conceitual ou pragmaticamente, na construção de sentido e na ação concreta.
Prazos:
Set./Dez. 2026 – Vol. 24, n°. 75 - Submissão até 30 de agosto de 2025
Proponentes:
Profa. Dra. Dianne Rayson (Pacific Theological College, Fiji)
Prof. Dr. Carlos Caldas (PUC Minas)